12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Presidente do bairro Cristo Rei faz reivindicações

Presidente do bairro Cristo Rei faz reivindicações

O presidente do bairro Cristo Rei, Domingos Geraldino Angeli, externou sua preocupação que também é a dos moradores do bairro à reportagem do JPB. Domingos reclama que o Cristo Rei não tem um local para a prática esportiva e lazer, a colocação de uma lombada na rua Antonio Ascari, a presença de linha de ônibus e a falta de limpeza de terrenos que formam verdadeiros matagais no bairro.
Para o presidente, a maior preocupação, inclusive pela qual é muito cobrado pelos moradores, está na rua Antonio Ascari. De acordo com Domingos, há tempos ele solicitou a colocação de uma lombada. A Prefeitura instalou tartarugas e sinalizou o local, mas não é o suficiente para segurar muitos condutores imprudentes. “Nossa preocupação aumenta na hora da saída da escola. Muitos vêm correndo, não respeitam a sinalização”, enfatiza. O morador Darci Gonçalves ratifica a preocupação do presidente do bairro. “A situação piorou com o asfalto. A rua é uma ladeira, um convite para os motoristas imprudentes abusarem da velocidade”, aponta. Até agora nenhum atropelamento foi registrado segundo o presidente do bairro, mas a situação é preocupante. Domingos não confirma, mas existe a informação de que alguns moradores farão uma valeta no asfalto para obrigar os motoristas a pisarem no freio.

Outro problema que deixa o presidente descontente é a falta de um local para a prática esportiva. “Todos os bairros têm um local. Aqui, para a comunidade ter um pavilhão, tivemos que fazer por conta própria”, explica. Quem se interessa pelo esporte é obrigado a procurar um bairro vizinho.

Sobre a falta de uma linha de transporte coletivo no bairro, Domingos detalha que não precisaria ter ônibus o dia inteiro, mas, pelo menos, horários de manhã, ao meio dia e final da tarde. “Só pedimos porque isso facilitaria a vida de trabalhadores e estudantes”, reflete. Atualmente, quem mora no Cristo Rei precisa desembarcar e embarcar na avenida Tupi. “É até um risco ter que atravessar a avenida para entrar no bairro, pois a Tupi é movimentada aqui na altura do posto Seis Rodas”, pondera.



SoluçõesO secretário de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, Rubens Juglair, explica que na questão da lombada, a Prefeitura Municipal nada pode fazer, porque já instalou a sinalização e colocou as tartarugas no local. “Este é um problema que não acontece somente no Cristo Rei porque depende da educação dos motoristas. Talvez uma fiscalização do Pelotão de Trânsito e aplicação de multas nos condutores que não respeitam a sinalização inibisse estas atitudes”, enfatiza. Rubens detalha que o Código de Trânsito proíbe a colocação de lombadas. “Nós já fizemos a sinalização horizontal e vertical, colocamos as tartarugas. Portanto a situação foge da nossa alçada”, conclui.
Pelo menos uma boa notícia para os moradores do Cristo Rei está a caminho. A Prefeitura Municipal licitou a construção de um pavilhão para uso escolar, que também poderá ser utilizado para eventos sociais e esportivos. A construção será erguida ao lado da escola do bairro. A obra terá 700 m², custo de R$ 90 mil, dois vestiários e cozinha. A construção provavelmente iniciará até o final de maio. Além do Cristo Rei, constam em processo licitatório pavilhões com a mesma estrutura para os bairros Jardim Floresta, Gralha Azul e Vila Isabel.

Sobre a linha de ônibus, o pedido depende de análise por parte das empresas que operam em Pato Branco. Os terrenos baldios e tomados pelo mato que não forem limpos pelos seus proprietários terão que se enquadrar na lei executada pela Prefeitura, que prevê a limpeza e fechamento dos mesmos. Do contrário, os proprietários serão multados em 10 UFMs. Em Pato Branco, mais de cinco mil terrenos encontram-se sujos e praticamente abandonados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques