
A Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e do Departamento de Agropecuária, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Dois Vizinhos, realizaram a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos produtores rurais que foram sorteados para participar do programa. O convênio entre a prefeitura e a UTFPR foi firmado em maio de 2011 para a elaboração do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanentes (Sisleg), em 12 propriedades rurais, o critério para participar do programa foi através de sorteio entre os agricultores que estavam presentes nas reuniões e tinham área de terras de até 20 hectares.
O antigo Sisleg havia sido criado pelo Decreto Estadual 387, de 3 de março de 1999, e Decreto 3320, de 12 de julho de 2004. Todo o processo de visita às propriedades foi realizado e com a nova Lei Ambiental o Sisleg não é mais exigido no Paraná, conforme Decreto 8680, assinado em 6 de agosto de 2013. Então, após a regulamentação do CAR, em maio de 2014, a prefeitura e a UTFPR, através do professor Álvaro de Castro Faria, decidiram dar retorno aos agricultores e realizar a inscrição de suas propriedades no CAR. Assim, no dia 11 de dezembro foi realizada a entrega do certificado aos produtores, durante reunião realizada na Biblioteca Municipal Antonio Rafael da Silva.
“Queremos agradecer todos os agricultores que participaram das reuniões, aqueles que participaram do programa e todos os professores e acadêmicos da UTFPR que realizaram as visitas nas propriedades”, registrou Loire Biavatti Francischini, secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo. Já o prefeito Claudemir Freitas (PMDB) lembrou que, de acordo com lei municipal, o Certificado Ambiental Rural está sendo feito ainda gratuitamente para os produtores rurais que se enquadrarem. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (46) 3537-1305, ou na Rua das Azaléias, n° 77, em anexo a Associação Comercial do município.