Regional
A tilápia é a espécie de peixe de cativeiro, em água doce, mais produzida no Brasil. Esta espécie de peixe vem ganhando mercado e a preferência do consumidor brasileiro.
Em Nova Prata do Iguaçu diariamente são retiradas grandes quantidades de tilápias cultivadas em tanques escavados e em tanques-rede. O incentivo à piscicultura começou na década passada, com apoio do Governo do Estado e do chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, falecido em 2019.
Grande parte dos peixes são comprados e abatidos no frigorifico localizado na Linha Santa Inês. Estima-se que dos 50 piscicultores de Nova Prata, pelo menos 60% deles vendem a produção para o frigorífico e 40% vendem de outras formas.
Pratos à base de peixe
Recentemente, moradores da Linha Ouro Fino solicitaram à Secretaria Municipal de Agricultura a realização de um curso de derivados de pescado. O pedido foi atendido e dia 21 janeiro foi concluída a capacitação que teve 16 horas-aula.
O curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo foi de ensinar às agricultoras pratos à base de pescado, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene.