Servidores públicos, incluindo o prefeito, vice, secretários e vereadores, vão receber o reajuste de 4,48%, índice da inflação.
O prefeito em exercício de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi (PP), encaminhou à Câmara de Vereadores os projetos de lei referentes a reposição salarial dos servidores públicos. Entre eles, estava o Projeto 03/2020, que concedeu reposição salarial de 4,48% para os servidores, incluindo o prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, dentro dos projetos 01/2020 e 02/2020. Todas as reposições levaram em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação oficial do Brasil. Já o projeto 04/2020, por sua vez, concedeu reajuste salarial aos professores e servidores do Magistério de 8,36% que, somado à reposição, totaliza os 12,84% conforme preconizado pela Lei Federal 11.738/2008. Os reajustes já foram aplicados na folha de fevereiro.
Os projetos foram votados no último dia 17 de fevereiro pelos vereadores e aprovados por unanimidade. “Somos um dos poucos municípios do Sudoeste que vai conseguir pagar o piso salarial do Magistério e a reposição dos servidores públicos e, por isso, temos que seguir mantendo a economia de recursos e boa gestão juntamente com o prefeito Evandro Cecato (PSC)”, disse o prefeito em exercício Givanildo Trumi (PP).

[relacionadas]
Mais assuntos
Ele aproveitou a ocasião ainda para falar sobre a participação de uma comitiva de autoridades do município em audiência pública na Assembleia Legislativa para repudiar a iniciativa que busca extinguir municípios com menos de cinco mil habitantes.
“O município é o local onde as pessoas vivem, usam a Saúde, a Educação e a estrutura de atendimento direto aos serviços básicos, como estradas e apoio ao produtor rural. De tudo o que o Brasil arrecada de impostos, na casa de trilhões, 58% fica com o Governo Federal, 24% para o Governo do Estado e somente 18% para os municípios. Fica evidente que não são os municípios o problema na Administração Pública mas, a má gestão ao longo de décadas com os recursos públicos nas outras escalas”, completou.
Na mesma sessão, foi aprovado também um Crédito Especial Adicional de R$ 60 mil para as questões de saúde da Apae de Boa Esperança do Iguaçu.