Programa municipal combate o analfabetismo
Um estudo realizado há dois anos mostrou um índice razoavelmente alto de analfabetismo no município de Verê. Os dados preocuparam o poder público que mobilizou o Departamento Municipal de Educação na implantação de um programa que contemplasse a alfabetização de adultos.
Após uma campanha ostensiva de busca e conscientização quanto a necessidade e valor do ensino independentemente da idade que se alcance, várias turmas já foram formadas, na cidade e no interior do município que já estão em processo de aprendizado, e outras novas turmas estão surgindo.
Segundo Vera Rios, diretora do Departamento de Educação, todas as ações voltadas a alfabetização de adultos foram implementadas a partir da realização deste estudo. ?Tínhamos trabalhos voltados para a área, que tiveram que ser radicalmente implementados, inclusive com uma maior movimentação do pessoal e dos professores habilitados??, diz.
A diretora destaca que ao longo de dois anos o trabalho e a atenção dispensados ao programa superaram todos os esforços e as expectativas, o que se tornou mais sensível a partir da realização do cadastro estadual de analfabetos. ?Nossos números melhoraram mas mesmo assim o trabalho continua, e se intensifica na formação de novas turmas. Hoje temos pessoas com idade superior a 30 ou 50 anos que estão voltando aos bancos escolares, e o que é mais importante, elas estão felizes por isso. O que elas encaravam antes como uma obrigação, hoje se tornou um prazer para essas pessoas?, afirma Vera Rios.
Dentre os alunos, destaca-se o esforço e o exemplo de uma senhora de 72 anos, Luíza Zanella, que encontrou prazer e felicidade no aprendizado e hoje conforme a diretora , é praticamente um símbolo da educação de adultos no município.