19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

PT-PR e Requião alertam para violação da Constituição

Diretório do PT considera “ultrajante que a Justiça seja utilizada para fins políticos”.

O diretório estadual do PT divulgou nota à imprensa, ontem, em que afirma que a democracia brasileira corre perigo. “O grampo telefônico ilegal e o vazamento deliberado para a imprensa da conversa da presidente Dilma com o ex-presidente Lula ontem [dia 16], pelo juiz Sérgio Moro, representa uma grave violação da Constituição da República. A Lei 9296/96 garante que grampos que não têm relação com fatos investigados devem ser destruídos, não podendo ser revelados conforme arbítrio do juiz. Da mesma forma, a Constituição determina que se a suposta prova envolve agente com foro privilegiado, o conteúdo deve ser imediatamente remetido ao STF, podendo somente o Tribunal decidir o que fazer. Ao desrespeitar todos os limites constitucionais e legais, o juiz coloca em risco os direitos individuais de todos os cidadãos e da própria democracia brasileira, aproximando o País a um “estado de exceção”, diz a nota.
Em outro trecho, a direção do PT-PR afirma: “É ultrajante que a Justiça seja utilizada para fins políticos, como ocorreu no dia de ontem [16]. É preciso serenidade e sensatez de todos os brasileiros e brasileiras, sobretudo dos atores políticos, independentemente de posicionamento ideológico, para superarmos a grave crise institucional e garantirmos a estabilidade do Estado Democrático de Direito.”

Requião sai em defesa de Dilma
Em seu comentário para as emissoras de rádio ontem, 17, o senador Roberto Requião (PMDB) elogiou a operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro, mas criticou os excessos cometidos, com o grampo do telefone da presidente Dilma Rousseff. “Todos somos obrigados a dar contas de nossos atos, no entanto, ilegalidades e excessos podem desmanchar o bom trabalho”, advertiu o senador. 
Com informação da Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques