O consumo de água tratada vinha aumentando com as altas temperaturas registradas no final do inverno.
.jpg)
A situação do abastecimento de água nos municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná continua a mesma da semana passada. Antes das poucas chuvas dos últimos dias havia aumentado o consumo devido a gradual alta nas temperaturas.
Depois, como houve uma queda nas temperaturas da semana passada para cá, principalmente no período da manhã, a situação foi benéfica para os mananciais hídricos que servem de abastecimento para as cidades.
Conforme a Sanepar, devido a esta situação, os mananciais estão se mantendo estáveis em todos os sistemas, tanto os superficiais quanto os poços artesianos. Em Dois Vizinhos também continua a situação preocupante já exposta na semana passada pelo JdeB. Mas ainda não há previsão para o rodízio no abastecimento.
As previsões meteorológicas preveem a ocorrência de chuvas para os próximos dias, porém ainda em pequena quantidade. “Por esta razão, é importante a colaboração de todos com o uso racional da água até que volte a regularidade das chuvas. Com essas ações, a Sanepar espera manter a regularidade do abastecimento. Porém, neste momento, é necessário o apoio da população, que utilize a água com racionalidade, priorizando a alimentação e a higiene pessoal”, diz um trecho da nota.
Quantidade de chuvas
A quantidade de chuvas deste mês está abaixo da média histórica. Em Francisco Beltrão choveu apenas 3 mm. Dia 21 choveu 1,7 mm. Em setembro de 2019 também choveu pouco e os produtores rurais tiveram de adiar o plantio da safra de soja.
Consumo de água deve ser racional
Da assessoria: Em tempo de estiagem, ações simples podem ajudar muito:
– Varra as calçadas e áreas comuns do imóvel antes de lavá-las. A limpeza pode ser feita reaproveitando a água do tanque ou da máquina de lavar roupas.
– Reduza o tempo no banho e feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa a louça.
– Evite lavar o carro com mangueira. Use a água num balde.
– Não regue em excesso jardins e hortas.
– Verifique se não há vazamentos em torneiras, vasos sanitários e tubulações.
– Troque ou conserte as torneiras que não fecham adequadamente.
– Em caso de vazamentos na rua, avise imediatamente a Sanepar.