
Um projeto experimental para restaurar as estradas de chão dos bairros Industrial e Jardim Vale do Capanema começou a ser executado pelo poder público de Barracão. O projeto usa sobras do trabalho de recuperação de asfalto na BR-280, trecho de Barracão a Flor da Serra do Sul.
Durante a reforma de uma rodovia, uma máquina fresadora raspa a capa asfáltica e remove pedras e piche do asfalto novo. Esse material geralmente é descartado, mas quando a recuperação da BR-280 começou, a administração municipal resolveu aproveitar esse descarte para suprir a escassez de recursos no Setor de Obras. Assim, a Prefeitura contatou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)e adquiriu essas “raspas”. Ochefe de Obras da Prefeitura de Barracão, Fernando de Lara Silva, conta que o projeto é uma inovação. “Já estamos trabalhando com o material há duas semanas e o pessoal gostou”, afirma Silva.
A estrada reformada com as “raspas” não chega a se comparar com o asfalto, mas o uso do material reciclado é uma maneira de fazer melhorias nas ruas, preservando o meio ambiente e reduzindo os gastos públicos.