Regional
Alep – O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) apresentou na Assembleia Legislativa um requerimento solicitando ao diretor-presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Omar Akel, a cópia integral do estudo que resultou na homologação do reajuste da tarifa cobrada pela Sanepar em 9,62%. Conforme amplamente noticiado, a correção tarifária dos serviços de água e esgoto da Sanepar foi aprovada pelo Conselho Diretor da autarquia reguladora dos serviços públicos delegados do Paraná e entrará em vigor no próximo dia 1º de novembro.
“Lamento esta medida, que vai na contramão dos esforços governamentais para ajudar a população nesse período de pandemia”, reagiu o deputado, ressaltando que, além dos impactos econômicos decorrentes da covid-19, os paranaenses ainda enfrentam racionamentos de água devido à grave estiagem que o estado vivencia.
“Ainda que parte do valor decorra de parcelamento anteriormente acordado e ciente de que reajustes nessa seara, normalmente, têm lastro contratual e que são formulados mediante complexas equações, mas que dependem de homologação desta egrégia autarquia, solicito ao Sr. Diretor-Presidente para que envie cópia integral dos estudos e demais documentos que fundamentaram e resultaram na aprovação e consequente homologação do aumento tarifário, no montante de 9,62%”, reivindicou.
Segundo o deputado, o requerimento visa garantir a transparência no processo de recomposição tarifária da Sanepar. “Solicitei os dados para que a população paranaense tenha ciência, de maneira embasada, a todos os motivos que levaram ao reajuste, que irá pesar muito no bolso de todo o povo paranaense neste momento de crise e dificuldades”, afirmou.