
Na última sexta-feira, 19, foi realizada a terceira sessão ampliada dos conselhos de campus e comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para definir as propostas de novos cursos de graduação no campus de Realeza. As 15 propostas fazem parte do Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025. O relatório final será apreciado pelo Conselho Estratégico Social (CES) e pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFFS.
O debate para a formatação das propostas envolveu a comunidade regional durante a realização de audiências públicas sobre a expansão do campus Realeza, a organização de grupos de trabalhos formado pela comunidade acadêmica e externa e, ainda, o debate em reuniões conjuntas realizadas pelos Conselhos de Campus e Comunitário, ao longo de 2013 e 2014.
As prioridades
No processo de votação, foram definidas as seis primeiras prioridades, tendo por critério contemplar as áreas dos quatro GTs. Em seguida, foi feita a votação da ordem de prioridade das demais propostas, caso haja possibilidade de uma expansão para além das prioridades estabelecidas inicialmente.
O diretor da unidade de Realeza, José Oto Konzen, explicou que as propostas definidas por Realeza, assim como as dos demais campi, serão analisadas pelos conselhos institucionais e, a partir da análise e avaliação desse conjunto de proposições, será organizado o Plano de Desenvolvimento da Universidade.
Lista dos cursos para expansão – previsão de implantação 2016/2020
Prioridade:
1 Ciências Sociais
2 Administração Pública
3 Engenharia de Produção
4 Medicina Veterinária – 2ª entrada
5 Química Industrial – Integral
6 Psicologia
7 Farmácia
8 Pedagogia