O 1º Redescobrindo, organizado em parceria com o Sebrae-PR, reuniu representantes dos mais de 100 supermercados associados à Rede.

no Bourbon Cataratas, que contou com Amyr Klink e Rafael Henzel.
Foto: Luciano Trevisan/JdeB
Um evento contagiante e diversificado para integrar e fortalecer a família Rede Forte/SuperAtacado. Esta é uma boa maneira de resumir o que foi o 1º Redescobrindo, encontro realizado pela RFS em parceria com o Sebrae-PR, dias 15, 16 e 17, no Bourbon Cataratas Resort Hotel, em Foz do Iguaçu. Cerca de 250 pessoas, entre associados, colaboradores e fornecedores participaram da iniciativa, que teve entre seus principais atrativos as palestras com Rafael Henzel -o radialista da Chapecoense e o navegador Amyr Klink.
“O Redescobrindo foi pensado nos mínimos detalhes para proporcionar conhecimento e integração para aqueles que fazem a Rede Forte ficar cada vez mais forte”, descreve o presidente Gilmar Netto. Ele salienta que a iniciativa se fez necessária devido ao momento de grande evolução vivido pela entidade, que está presente em mais de 70 cidades e conta com 107 supermercados associados. “O objetivo principal foi reunir 100% dos nossos associados para mostrar as conquistas e também as metas e projetos que estão sendo iniciados.”
A receita que resultou num evento produtivo e alegre intercalou mais de 15 eventos técnicos a momentos descontraídos. Entre as oficinas, painéis e fóruns, apresentações do circo Vox e do ilusionista Kloser garantiram boas pitadas de humor e magia ao Redescobrindo. A noite de abertura ficou marcada pela palestra de Rafael Henzel, que emocionou o público ao contar detalhes relacionados à tragédia com o avião da Chapecoense. Apesar da dramaticidade dos eventos que vivenciou, Henzel soube se reerguer e nas suas palestras repassa mensagens de otimismo, sugerindo que as situações adversas devem ser enfrentadas com atitudes positivas.
Maratona de atividades
O sábado foi um dia bastante intenso com atividades do início da manhã ao final da noite. Com eventos simultâneos, durante manhã e tarde, os participantes tiveram de selecionar os temas mais adequados aos seus interesses. De oficinas de panificação e de cortes nobres de carne à palestras sobre legislação fiscal, organização visual e padronização de identidade, opções não faltaram aos supermercadistas. A programação técnica foi organizada e viabilizada pelo Sebrae e pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
A noite de sábado foi diferenciada. Uma das atividades mais significativas foi o painel “Rede Forte: gestora de negócios”. Na oportunidade, lideranças da RFS e do Sebrae falaram ao público sobre os novos rumos da entidade. Conforme explicado, a Rede passa a concentrar suas energias no fortalecimento dos associados enquanto a parte logística caberá ao SuperAtacado S/A, que se valerá do CD inaugurado no mês de julho, em Renascença, para abastecer com agilidade os mercados das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, Oeste e Centro Oeste de Santa Catarina. Entre as novidades anunciadas durante o painel está a criação do conselho feminino, que visa dar mais efetividade à participação das mulheres nas decisões e rumos da entidade.
Amyr Klink: planejamento
No momento mais aguardado da noite, Amyr Klink subiu ao palco do auditório Cataratas para conquistar o público com sua fala tranquila e humor discreto. Com a humildade de quem conta um dia de trabalho no escritório, o homem que, entre outras façanhas já contornou a Antártica -sozinho a bordo de um veleiro -, enfrentando os mares mais turbulentos do mundo, fez analogias entre suas experiências nos oceanos e os negócios. Para Amyr, seja no mar ou nas organizações, a ação mais importante é o planejamento.
Após a palestra, teve jantar, apresentações de danças árabes e show-baile com a banda APK. A manhã de domingo ficou livre para que os participantes aproveitassem as belezas e confortos do Bourbon Cataratas. O evento se encerrou com o almoço. “Durante o Redescobrindo, o termo família Rede Forte ganhou uma nova energia, tenho certeza de que saímos de lá muito mais coesos do que quando chegamos. Foi um evento contagiante, que promoveu aprendizado, troca de experiências e que demonstrou a nossa força junto aos fornecedores, o nosso empenho para fortalecer os associados. Vai ficar na história e deve ser o primeiro de muitos”, avalia o diretor-administrativo Denilso Baldo.