Repovoamento de rios e lagos
Integrantes da Associação Ecológica de Rios e Lagos e do Movimento Ecológico Vale do Iguaçu (MEVI) reuniram na quarta-feira à noite, no Centro Regional de Eventos, empresários, produtores e autoridades.
Entre os objetivos, a revitalização do Movimento Ecológico Vale do Iguaçu (MEVI) e o programa de repovoamento de rios e lagos com espécies nativas.
Outras ações, segundo o empresário Paulo Baraldi, de Francisco Beltrão, é combater a pesca predatória e desenvolver ações pedagógicas. As entidades reúnem atualmente mais de 130 empresários de Pato Branco e Beltrão.
Antonio Cezar Soares, professor ambiental e técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Pato Branco, proferiu palestra durante o evento.
Ele considerou salutar a iniciativa dos empresários, pois procura recuperar e manter a diversidade biológica do Rio Iguaçu e dos Lagos do Iguaçu. Por outro lado, ressalta Antonio, é necessário recuperar vegetação ciliar às margens dos rios e a conscientização dos produtos no sentido de conservar o solo. Todos os procedimentos exigem, adianta o professor, o acompanhamento técnico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).