
Na última quarta-feira, 24, a secretaria de educação de São Jorge D’Oeste, em parceria com os diretores e professores das escolas, estiveram reunidos para discutir a criação de Redes de Proteção Municipal da Criança e dos Adolescentes. A reunião aconteceu na Casa da Paz e o trabalho será realizado em parceria com o Conselho Tutelar e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos.
O objetivo é que, com o trabalho, se consiga diminuir a evasão escolar na microrregião, além de criar um ambiente ainda mais saudável para os alunos. O trabalho será feito levando o exemplo de ações semelhantes que estão sendo realizadas em Cascavel. Por isso, os palestrantes Eder Luis dos Santos e José Cesar Sagrilo falaram sobre como o projeto começou e como está o andamento no Oeste do Paraná.
“A nossa sociedade convive com momentos de instabilidade social. Na maioria das cidades e em determinados grupos sociais, a violência tem se delineado. Isso também acontece no âmbito escolar. Como a escola, sozinha, teria dificuldades de enfrentar esse fenômeno social, buscamos a união de diversos segmentos para termos um esforço cooperativo e articulado na prevenção e atendimento as situações de violência e vulnerabilidade”, disse Jovandir Tessaro, secretário de educação do município.
O encontro já definiu algumas diretrizes do trabalho e a Rede de Proteção deve entrar em atividade nos próximos meses. No futuro, o objetivo do NRE é criar as redes de proteção nas sete cidades da microrregião que são abrangidas pela entidade.