Regional
O prefeito Augustinho Zucchi (Podemos), que preside o Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Pato Branco, conversou, como já de praxe, com a imprensa após a reunião no Largo da Liberdade. A imprensa não tem acesso à reunião, e os temas debatidos são comunicados aos jornalistas que aguardam numa sala ao lado, após a reunião.
Na reunião de ontem dois temas foram debatidos, segundo Zucchi. O primeiro foi a chegada dos respiradores enviados pelo governo do Estado, onde houve uma entrega simbólica dos respiradores que serão utilizados nos hospitais de referência para os pacientes da Covdi-19. O outro momento numa segunda parte, foi a gravidade do momento que está sendo vivido agora, durante o mês de junho.
Mais internações
O prefeito afirmou: “Nós estamos vivendo agora um novo momento para o atendimento hospitalar dos pacientes, que é a falta de medicamentos como anestésicos”. Zucchi manifestou preocupação, dizendo: “Parece que estão segurando medicamentos para vender por preços maiores”.
Ele falou também sobre a intensificação da fiscalização a partir do dia 25 de junho, com o início da cobrança de multas para quem não usar máscaras em locais públicos, e o rigor do toque de recolher. “Não queremos ninguém nas ruas no horário entre 22h e 6h da manhã, este momento será crucial para reduzir o tempo de medidas restritivas e evitar o aumento de casos”.
Zucchi disse que o número de casos não está no funcionamento do comércio e das atividades econômicas. Os novos casos, na avaliação do comitê, estão sendo provocados pelo comportamento de pessoas que não acreditam na doença, e pessoas que não respeitam as medidas de isolamento social. “A circulação desnecessária de pessoas está sendo crucial para o aumento de casos, e podemos evitar isso com a colaboração de todos”, disse o prefeito.
As medidas serão mais rigorosas porque a previsão é de aumento do número de casos nos próximos dias em Pato Branco. Pelo boletim de segunda-feira, 22, havia 102 casos confirmados, nove casos apenas de domingo para segunda-feira.
[relacionadas]