Regional

A Prefeitura de Saudade do Iguaçu realizou segunda feira, 25, na Câmara de Vereadores, a Conferência Municipal de Revisão do Plano Diretor. Participaram da revisão, representantes Executivo e Legislativo, equipe técnica municipal, associações, população, a empresa responsável pela revisão DRZ Geotecnologia e Consultoria, de Londrina, e a coordenadora Aline Camello, arquiteta e urbanista municipal.
O prefeito Mauro Cenci destacou a importância do plano diretor para programar o desenvolvimento do município de forma ordenada. “O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana; um instrumento de planejamento indispensável para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público municipal, atendendo às exigências fundamentais de ordenamento da cidade e induzindo a um processo de planejamento contínuo, que vise a ampliação dos benefícios sociais, a redução da desigualdade e a garantia da oferta de serviços e equipamentos urbanos”.
O plano diretor, por lei, deve ser revisado a cada dez anos, para a realização desta revisão foram realizadas quatro fases, com oficinas técnicas e oficinas comunitárias e em todas as fases houve audiências públicas. A revisão é responsável por melhorar as leis existentes referentes a: Lei do Plano Diretor Municipal, Lei do Perímetro Urbano, Lei de Parcelamento do Solo Urbano, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei do Sistema Viário e Código de Obras e Posturas.
Ao final da conferência foi realizada a entrega do relatório final ao município e, num trabalho minucioso da coordenadora Aline Camello,