Regional

Ontem, a estação de captação de água da Sanepar no Rio Tamanduá, em Salgado Filho, precisou parar de operar porque o manancial praticamente secou, inviabilizando a retirada de água para abastecer a cidade.
O abastecimento está sendo feito de forma parcial apenas com os três poços, que também estão com a vazão reduzida. As equipes da Sanepar e da Prefeitura de Salgado Filho iriam iniciar a execução de manobras no rio, na tentativa de aprofundar a bomba.
No entanto, a Sanepar adiantou que o sistema poderia apresentar falta de água em todas as regiões da cidade. Se não chover regularmente, o sistema corre o risco de entrar em rodízio no abastecimento para a população urbana. Não há previsão para normalização no abastecimento.
A Sanepar salienta que o Paraná vive a pior estiagem das últimas décadas. Em nota, a Sanepar afirma que “é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo inteligente da água e uso racional. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel”.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.