O nivelamento é o processo de estágio que os policiais passam antes de ingressar na Rotam.
No último dia 24 de novembro, teve início o treinamento de dois policiais para compor a nova equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) que dará suporte ao policiamento nos municípios da área de abrangência da 2º Companhia de Polícia Militar.
O nivelamento, como é chamado o processo de estágio para os novos integrantes, disporá de treinamentos específicos como técnicas de confronto armado, abordagem policial, policiamento ostensivo, uso de armas não letais e de controle de distúrbios, armamento e munição, uso seletivo da força, habilitação em espingarda calibre 12, além de habilitação em submetralhadora 9 mm, habilitação em carabina 556 e fuzil, entre outros treinamentos.
A Rotam é uma unidade operacional de elite da Polícia Militar do Paraná. A equipe é empregada em áreas urbanas ou rurais, na localização e prisão de criminosos, em situações que exijam o emprego de tropa especializada, como ações em estabelecimentos prisionais (motins, rebeliões, fuga de presos) ou na intervenção em eventos críticos, podendo ainda ser empregada em qualquer atividade de policiamento preventivo ou repressivo no combate de tráfico de drogas, roubo, e demais crimes violentos, ou de grande vulto que possam sobrevir à região de Dois Vizinhos.
A equipe tem como característica marcante as abordagens mais rápidas e enérgicas, treinamentos rigorosos e diferenciados, bem como armamentos mais pesados em situações que exijam resposta imediata.
[relacionadas]