
o lançamento da Festa do Vinho e do Queijo
de Salgado Filho, na noite de sábado.
Um grande público prestigiou no sábado o lançamento oficial da 20ª Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, que neste ano será realizada nos dias 18, 19 e 20 de julho, no bosque municipal. O coordenador geral, contabilista Cesar Zanin, apresentou a programação oficial do evento que terá a parceria da GDO Produções, mesma empresa que organizou os shows da Expobel em Francisco Beltrão.
Os deputados estaduais Caíto Quintana (PMDB) e Nelson Luersen (PDT) prestigiaram o café colonial. Na sexta-feira, 18, haverá a tradicional escolha da rainha da festa e show com Edição Especial Banda Show; no sábado, show com Gabriel Valim e baile com Sthar Som do Paraná; domingo, show italiano com Benhur Bem, Janaína Joy (talento regional) e encerramento com Tchê Garotos.
De acordo com Zanin, a programação artística é apenas um complemento ao principal atrativo da festa: a culinária e os produtos coloniais. “O pessoal vem para conferir nossa gastronomia composta por vários produtos como queijo, salame, açúcar mascavo, melado, cachaça, embutidos, doces, entre outros. Graças a isso que a festa se diferencia e conseguimos fazer ela todo ano, chegando aí em sua 20ª edição.”
O prefeito Beto Arisi (PMDB) está muito otimista com mais essa edição da festa. “O público que já esteve em Salgado Filho retorna a cada ano e agora mais do que nunca, na 20ª edição, temos a certeza que os visitantes estarão conosco mais uma vez.” O administrador público confidenciou que, até se tornar prefeito, não conhecia a grandeza da Festa do Vinho e do Queijo. “Hoje, em todos os estados, onde a gente percorre, até mesmo em Brasília, quando estamos conversando com os deputados e senadores, sempre surge o questionamento: como é que a gente consegue fazer uma grande festa como esta? Um município com apenas 4.400 habitantes reúne nos três dias de festa em torno de 35 mil pessoas.”
Segundo ele, a receita do sucesso é o empenho e a participação da comunidade – cerca de 1.500 pessoas se envolvem, a maioria voluntários -, somado à hospitalidade do povo de Salgado Filho e à qualidade de seus produtos coloniais.
Cinquentenário
O município de Salgado Filho completa 50 anos de fundação no dia 14 de dezembro deste ano. Para o prefeito Beto Arisi, a Festa do Vinho e do Queijo é a melhor vitrine para mostrar o potencial econômico do município. “Todos os produtos servidos no Café Colonial são produzidos em Salgado Filho pelas agroindústrias locais, agricultores e clubes de mães. Apenas no lançamento temos mais 500 refeições sendo servidas, então imagine o quão grande será nossa festa que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de julho.”