
Iniciou ontem, e segue até amanhã, a 20ª edição da Festa do Vinho e do Queijo, em Salgado Filho. A abertura foi realizada ontem à noite, com a presença de dezenas de autoridades, entre prefeitos, deputados, vereadores e lideranças da comunidade.
A abertura estava programada para as 19 horas, mas iniciou com mais de uma hora de atraso. Apesar do frio que não deu trégua, muitas pessoas compareceram ao evento, visitaram a feira e participaram do tradicional Café Colonial, uma das principais atrações. Conforme a equipe da APMI e clubes de mães, que organizam o café, a expectativa é servir mais de 2.500 refeições até domingo.
De acordo com a organização da festa, durante os três dias a expectativa é receber mais de 35 mil visitantes de toda a região. Pelo menos 200 pessoas foram envolvidas na organização do evento, e outras 200 participam da promoção do café colonial. “A chuva de quinta-feira até assustou, mas o tempo decidiu colaborar ontem e as previsões são de tempo bom, acredito que teremos uma grande festa”, declarou o coordenador geral, Cesar Soares Zanin.
Astério Marchetti, secretário de Agricultura, elogiou muito os produtos e a organização dos expositores do setor de agroindústrias. “A cada ano tentamos fazer melhor, e o progresso tem sido muito bom, durante cada ano envolve cada vez mais a população de toda região. Os produtores estão muito animados e os produtos são de excelente qualidade”, disse Astério.
O prefeito Beto Arisi, durante seu pronunciamento de abertura, disse que as expectativas são as melhores e toda a preparação do evento saiu dentro do esperado. “Temos tudo para realizar a maior festa de todas. Os produtos estão maravilhosos, com excelente qualidade, e as atrações foram muito bem planejadas.”
Ao final de sua fala, o prefeito lembrou da enfermeira Ieda, que faleceu tragicamente, e deixou a administração municipal à disposição da família.
Governador do Estado vem amanhã
Vários deputados estiveram presentes durante a abertura e, para amanhã, está agendada a visita do governador e candidato à reeleição Beto Richa (PSDB).
Setor gastronômico é uma das grandes atrações

A Festa do Vinho e do Queijo, de Salgado Filho, aberta na noite de ontem, prossegue até amanhã, no Bosque Municipal. A festa conta com exposição de empresas do comércio e indústria, exposição e venda de produtos coloniais, como queijos, derivados da carne suína, derivados de cana de açúcar – graspa, cachaça, melado e açúcar mascavo -, vinhos coloniais e sucos, bailes e shows.
Uma grande atração, no setor gastronômico, são os almoços e jantares. “É outro diferencial que chama a atenção. São várias atrações, tem o costelão, tem o porco na grelha, o café colonial nos três dias da festa, jantar típico italiano feito pela Igreja Católica. Então, são várias atrações e vários gostos”, destaca Cezar Zanin, coordenador da Festa do Vinho e do Queijo.