
que está buscando conhecimento
Agricultores de Salgado Filho estão participando do curso “Negócio Certo Rural”, desenvolvido em parceria pela Prefeitura, Senar, Sebrae e Sindicato Rural de Francisco Beltrão. As aulas começaram no dia 2 de abril e serão divididas em 16 encontros, sendo cinco aulas práticas e 11 visitas técnicas em propriedades.
O objetivo é contribuir com a gestão da propriedade rural por meio de capacitação, tendo como foco primordial o empreendedorismo, visando o fortalecimento da agropecuária brasileira. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Astério Marchetti, o programa de capacitação auxiliará os produtores na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios na propriedade.
O curso tem as seguintes etapas: realize o diagnóstico da propriedade, identifique ideias de negócios, descreva o negócio, a consolidação do plano de negócio, verifique a viabilidade do negócio, organize e administre o negócio, relacione o negócio com o mercado, gestão da propriedade. O curso terá duração total de 132 horas entre aulas teóricas e práticas. Os encontros acontecem a cada 15 dias.
Astério afirma que no decorrer de 2014 diversos cursos serão colocados em prática. Já estão programados treinamentos sobre pecuária leiteira, jovem aprendiz, manejo e conservação de solo, agrotóxicos e Normativa 51, inseminação artificial, entre outros. “Novas tecnologias estão surgindo a todo momento na área do agronegócio e precisamos que nossos produtores estejam adequados para tirar o melhor proveito da potencialidade de suas propriedades”, pontua.
De olho na qualidade rural
Outro curso importante que está em andamento em Salgado Filho é o “De Olho na Qualidade Rural”, com participação de 16 famílias. O objetivo deste curso é organizar a propriedade no geral, facilitando o dia a dia, diminuindo desperdício, preservando o meio ambiente e melhorando o bem-estar físico, mental e social.
O curso acontece em etapas: 1ª Sensibilização, 2ª Descarte, 3ª Organização, 4ª Limpeza e Higiene, e 5ª Ordem Mantida. A cada etapa a instrutora Vanessa Fruscalso Barbosa faz as visitas nas propriedades para dar as orientações necessárias, onde se registra o antes e o depois (através de fotografias).
Já é possível observar grandes mudanças em galpões, arredores de casas e salas de ordenha e outras instalações que já estão com novo visual: pintadas, ferramentas e maquinários organizados, cada coisa em seu lugar.
O curso foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Emater, sendo ministrado pelo Senar. Dia 22 acontece o encerramento com uma confraternização entre as famílias participantes que, após cinco encontros, já formam laços de amizade.