24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Salto do Lontra: Desfile destaca os 50 anos do município

 

 

Uma das escolas do campo trouxe alimentos produzidos no interior. 

 

- Publicidade -

 

A cultura, a história e a economia de Salto do Lontra, que neste ano comemora 50 anos, foram destacados no desfile cívico de 7 de setembro. O desfile de escolas e entidades civis aconteceu em frente ao Paço Municipal, na Rua Rio Grande do Sul, com tempo nublado. O prefeito Maurício Baú (PPS), a primeira-dama Susana Baldessar Baú, vice-prefeito Fernando Cadore (PPS), a juíza de Direito da Comarca, Divangela Precoma Moreira Kuligowski e seu esposo Gean Carlos Kuligowski, a secretária de Educação Geovana Belica, demais autoridades políticas, religiosas e da educação compuseram o palanque oficial. 
Na abertura, houve uma homenagem a todas as comunidades lontrenses.

As Escola Carmela Isoton homenageou o setor industrial de Salto, composto por empresas de confecções, tijolos, móveis, entre outros. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com suas pastorais e movimentos leigos, sua festa anual e o histórico sobre a padroeira do Brasil, foi o tema da Escola Jorge de Lima. Um dos momentos mais bonitos foi quando a estudante Rafaela cantou a música “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos. 

As escolas Rejente Feijó e de Sede da Luz lembraram da Festa dos Colonos e Motoristas, realizada anualmente em Sede da Luz. As festas juninas foram destacadas no desfile das escolas Barra do Lontra e São Sebatião, com as bandeirolas, as comidas típicas, os santos João e Antônio, os trajes típicos. A Escola Professor Antônio Peron apresentou alunos de balé e homenageou a cultura italiana, o frevo, o rock, música caipira e o country.

As escolas do campo – localizadas no interior – mostraram a importância do agricultor e da produção primária para a economia local e os projetos que desenvolvem internamente. 

Grupos de idosos e de tradicionalistas mostraram suas atividades. O projeto AABB Comunidade, que atende crianças e adolescentes, mostrou os projetos de cultura, esporte e lazer que desenvolve, numa parceria da Prefeitura e Banco do Brasil. Integrantes do CTG Chaleira Preta desfilaram em um caminhão e com cavalos, mostrando as músicas gauchescas, trajes e comida típicas.

As últimas atrações foram a apresentação da banda municipal e o grupo de motociclistas Locomoteiros. 

Estudantes carregam uma réplica da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. 

Maurício Baú destaca qualidade do desfile em Salto 

O prefeito Maurício Baú (PPS) e a secretária municipal de Educação, Geovana Belica,  discursaram no encerramento do desfile alusivo aos 50 anos de Salto do Lontra e ao Dia da Independência do Brasil. Ambos fizeram uma série de agradecimentos pelo sucesso do ato, que durou cerca de 1h30. Maurício destacou que “foi um desfile, pra quem acompanhou, foi de arrepiar, foi muito bonito, em que resgatou a história de Salto do Lontra desde o início com o envolvimento de todas as entidades, das escolas, as secretarias, os departamentos municipais, que relataram e mostraram toda a nossa história de 50 anos de Salto do Lontra. Salto do Lontra vive um momento de paz, um momento de desenvolvimento, e num momento também de paz política, estamos aí fazendo com que todos os lados se unam para o bem estar da nossa população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques