5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Secretaria de Desenvolvimento Urbano investe na construção de parque ambiental

Regional

Cruzeiro do Iguaçu, no Sudoeste, é um dos municípios contemplados pelo programa de parques urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do governo do Estado.

O município de Cruzeiro do Iguaçu foi contemplado pelo programa de parques urbanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. As obras no Distrito Foz do Chopim já passam de 90% e envolvem investimento de R$ 531.497,14. Elas darão novo respiro urbano para essa região e ajudarão no sistema de drenagem das águas pluviais.

O projeto prevê pista de caminhada em concreto, iluminação em LED, um lago, parque infantil, academia ao ar livre, área de passeio e uma ponte de madeira, além de uma quadra esportiva com grama sintética. Ele ocupa um antigo campo de futebol em uma área de banhado. O desenho é basicamente o mesmo de outro parque na cidade, inaugurado no Natal do ano passado.

“Esse programa de parques urbanos está revolucionando a drenagem urbana de pequenos municípios paranaenses. O projeto de Cruzeiro do Iguaçu tem esse conceito. Era uma região pouco utilizada, baixa, e que precisava desses recursos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

- Publicidade -

O projeto também contempla arborização para criação de sombras, lixeiras e um pergolado com bancos de repouso. Ele foi concebido dentro de um conceito de desenvolvimento sustentável da região e é uma alternativa para rivalizar, em lazer, com a praia de água doce de Foz do Chopim.

Agenor Ariati, 56, morador da frente do novo parque, comemora a iniciativa desse convênio entre o município e o Estado. “Era um campo de futebol e agora é uma alternativa de lazer. Ficamos muito contentes porque o campinho vai se manter, e será ainda melhor. As crianças também estão na expectativa do parquinho. É um reforço para a nossa comunidade”, destaca.

Jorge Pinheiro, 60, afirma que o antigo campo de futebol estava abandonado, acumulando poças em dias de muita chuva. “Essa iniciativa valoriza mais o Distrito e as nossas casas. Estamos contentes. Era uma demanda antiga da comunidade”, ressalta.

No Sudoeste do Paraná foram contemplados os municípios de Ampere, Cruzeiro do Iguaçu, Mangueirinha, São João, Ampere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques