Secretário Valter Bianchini visitou a Camdul
* Maria Mintkevicz
Mostrar a estrutura social da Camdul ao secretário e apresentar um projeto, estes foram os principais objetivos que fizeram a direção da Camdul e autoridades do município concentrar esforço para fazer com que o secretário nacional de agricultura familiarm Valter Bianchinim viesse até Dois Vizinhos na última sextam 23. Ele esteve em Francisco Beltrão pela manhã e muitas pessoas de Dois Vizinhos estiveram no lançamento do plano safra 04/05, onde conversaram com o secretário e sua comitiva. Segundo Leocir Sartorm presidente da Cooperativam a intenção era apresentar o projeto de implantação de uma unidade de recepção, beneficiamento e armazenagem de produtos orgânicos feito em parceria com técnicos da Emater, prefeitura e produtores. Conforme Orley Jayr Lopes, agrônomo da Emater, este ano a Camdul ficou com a responsabilidade de receber a produção orgânica da região e que seu potencial é para o recebimento de 1.200 sacas, porém a possibilidade de produção é de 30 mil, ?Temos a condição de passar de 30ha para 700ha de área plantada?, comentou Orley. Entre os inúmeros benefícios que a produção orgânica traz está a remuneração ao produtor que, conforme os técnicos, este ano chegou a ser 30% maior que a convencional, sendo que o agricultor que conseguir produzir sementes tem um lucro ainda maior.
Entender o processo
Quando questionado sobre o que o agricultor precisa para produzir organicamente, Orley disse que primeiro ele precisa entender um pouco o processo, ?Ele não pode usar agrotóxicos, somente produtos indicados, a mão de obra é familiar, não mecanizada como ocorre na convencional, enfim muitas diferenças na forma de produzir, buscando um equilíbrio com a natureza?, destacou. A proposta conforme os técnicos é produzir não somente a soja, mas também o milho, feijão, milho pipoca, trigo e hortaliças.
Apresentação
O presidente da Camdul apresentou em slides a estrutura histórica e evolutiva da Camdul, desde sua fundação em 1970. Os números impressionam. A cooperativa que iniciou com 153 hoje possui sete entrepostos em Dois Vizinhos e municípios vizinhos e 1.522 associados. Além de absorver grande parte da produção agrícola não só dos associados como de produtores de toda a microrregião. Conforme Leocir, o secretário ficou impressionado com o projeto e deu sinal de viabilidade, afirmando inclusive que este poderá ser um projeto piloto para a região sudoeste. ?O secretário disse que fará o possível para viabilizar o projeto, que irá encaminhá-lo e acompanhá-lo com todo carinho?. Comentou Leocir.