Devido à pandemia, festa tradicional foi cancelada.
A 3ª Edição do Arraiá na Praça, de Saudade do Iguaçu, previsto para os dias 2 a 4 de julho, foi cancelado este ano devido à pandemia do novo coronavírus. Sem a tradicional festa, autoridades relembram como ela se tornou um marco para a cultura do município e lamentam seu cancelamento. “Realmente o sentimento que temos é de tristeza em não podermos realizar neste ano de 2020 a terceira edição desta festa tão querida por todos. Mas também temos a consciência de que é um momento diferente”, destacou o prefeito Mauro César Cenci (PV).
A festa, que já se tornou tradicional no município, nasceu em 2018 através do Governo Municipal, Departamento de Cultura e contou com o apoio de diversos setores. Logo tornou-se referência na região por sua decoração e alimentação típica, além de shows e fogueira. “Muita gente duvidou, falou que não daria certo. ‘Uma fogueira na praça? Não vai dar certo! Por que não fazem nos clubes do vovô?’, nos perguntavam”, relembra o diretor de Cultura Willian Cemin, sobre as críticas que receberam quando a festa ainda era pensada.
“Mas nós acreditamos, e com o apoio de vários setores e inúmeros colegas de trabalho, amigos e a toda a comunidade saudadense fizemos dar certo, tiramos do papel e transformamos nossa ideia em realidade. Hoje, não fosse a pandemia, estaríamos realizando a 3ª Edição do Arraiá na Praça, de Saudade do Iguaçu. É isso que nos deixa felizes, saber que ações como estas são capazes de estar na memória dos saudadenses, de trazer alegria para as pessoas, relembrando a cultura desta tradição tão bonita, celebrada em tantos outros lugares e que, esperamos, continue sendo celebrada em nosso município”, destacou o diretor.