2019 foi um ano difícil e de adaptações, com novos governos estaduais e federal. Mas a Cooperativa Sicoob teve um desempenho positivo.
.jpg)
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode crescer até 1% em 2019. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos num País durante um período. Foi um ano difícil e de adaptações, com novos governos estaduais e governo federal. O governo central adotou medidas econômicas que surtiram efeitos a curto prazo, como a liberação de parte dos valores do FGTS, mas as principais, como a Reforma da Previdência e Lei da Liberdade Econômica, darão resultados a médio e longo prazos.
Contudo, a cooperativa de crédito Sicoob Vale Sul, com sede em Francisco Beltrão, e atuação nas regiões Sudoeste e Centro-Sul, teve um desempenho positivo. Conforme o presidente João Bactista Manfroi, o Joca, em entrevista coletiva à imprensa, nesta semana, “2019 que foi um ano economicamente, na parte financeira, difícil para toda a população brasileira e também foi difícil para as instituições rfinanceiras e não poderia ser diferente para o Sicoob, mesmo assim, dizem que nos anos difíceis a gente se reinventa, nós conseguimos fazer muitas ações e ainda vamos conseguir terminar o ano de 2019 com um bom resultado financeiro”.
Os resultados administrativos e financeiros serão expostos durante a assembleia de prestação de contas que será realizada nos primeiros meses de 2020.
Joca disse, no entanto, que o desempenho da Sicoob Vale Sul foi muito bom. “Nós tivemos um crescimento geral na ordem de 15% a 20%, nosso fechamento do balanço deve ficar com esses números, então, nesse fim de ano nós devemos atingir próximo de R$ 500 milhões de ativos, é um valor expressivo em um ano em que o crescimento do País foi pequeno, talvez seja de 1%”.