16.2 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Silvestro Reimundi conheceu Pedro Santin

Regional

Hélio Surdi e Avelino Silvestro Reimundi em sua casa de Bom Jesus do Sul, no dia desta entrevista.

Bem próximo à cidade de Bom Jesus do Sul, reside o agricultor Avelino Silvestro Reimundi, de 83 anos. Ele passa horas contano histórias que viveu na fronteira com a Argentina, desde 12 de maio de 1953, data que chegou, procedente de Itatiba do Sul, na época município de Erexim, onde nasceu dia 9 de junho de 1936.
Quem o localizou foi o vereador Hélio Surdi, depois que lhe perguntei se sabia alguém que conheceu Pedro Santin , um dos nomes da Revolta de 1957 que ficaram na história como defensor dos posseiros.

Seu Silvestro nos contou: “Eu conheci o Pedro no porão da casa do pai dele, Bernardo Santin, na costa do Rio Santo Antonio. Morei com eles uns 60, 70 dias, até que abri um roçado e fiz um rancho de pinheiro lascado. O Pedro era casado com a Mercedes Ferrari e tinha quatro filhos – três guris e uma menina. O Pedro não era de trabalhar na roça, ele não sabia trabalhar na roça. Vivia pra frente e pra trás com os negócios dele. Eu me entendia com ele, ele gostava d’eu, queria que eu ficasse sempre com ele, mas ele ia a cavalo e eu não queria ir atrás das gauchadas dele”.

Silvestro mudou de lugar, no tempo da Revolta morava em Capanema e depois retornou a Bom Jesus, que naquele tempo pertencia a Barracão e é o lugar onde Pedro Santin foi morto, numa emboscada. Seus restos mortais foram transladados, anos mais tarde, para Nova Prata do Iguaçu, onde estão sepultados também outros familiares.

- Publicidade -

Filho de italianos
Os pais de Silvestro nasceram em Castel Verde, Cremona, Itália, e mudaram para o Brasil ainda adolescentes. Giovani Amadeo Raimondi (a grafia do sobrenome saiu diferente no filho) e Isola Itália Biassi casaram no interior do Rio Grande do Sul e tiveram onze filhos: José Luiz, Artur, Pedro, Antonio, Rico, Avelino Silvestro, Ângelo (Angelim), Maria, Rosa Júlia (conhecida por Terezinha), Rosina e Veneranda.
Silvestro casou com Francisca Maria de Ganzer (falecida aos 79 anos, em 23 de fevereiro de 2018), tem quatro filhos – Odete, Ivonete, Angela e Claudemir Luiz –, dez netos e seis bisnetos.
Mais detalhes sobre Pedro Santin e outras histórias serão publicadas em próximas edições.

1 COMENTÁRIO

  1. Pedro Antonio Santin( Pedro Cappeleti) era meu avô pai do meu pai Nilton Santin já falecido sou neto da Mercedes Emília Ferrari que faleceu em 2017 em Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques