Principal assunto trabalhado durante o evento, que aconteceu em Dois Vizinhos, foi o mosquito Aedes aegypti.

Fotos: Alexandre Bággio/JdeB
Na tarde de quarta-feira, 24, representantes dos setores de segurança de toda a região Sudoeste participaram do 3º Simpósio Regional de Proteção e Defesa Civil – Controle de Endemias. O evento aconteceu no auditório da UTFPR e reuniu diversas autoridades civis e militares. Na abertura, o major Edson Manassés, coordenador do Siate no Paraná e representante do chefe do Corpo de Bombeiros, exaltou a grandiosidade do evento e parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Temos que agradecer a presença de todos e, com certeza, todos vão ter muitos ganhos depois dessa tarde de trabalho”, disse. Em seguida, ele declarou aberto o simpósio.
Em seguida, o diretor da UTFPR de Dois Vizinhos, Alfredo Gouvêa, falou sobre a honra de sediar o evento. “É um assunto muito importante para ser tratado. Sabemos que o ser humano aprende em duas ocasiões: na dor ou no diálogo. A boa presença de público aqui mostra que escolhemos o diálogo para prevenir eventuais tragédias”, destacou. Ele ainda ressaltou que os desastres, quando vem, não escolhem partido, raça, cor ou religião. “Por isso que me deixa feliz ver a sociedade mobilizada”, completa. O prefeito Raul Isotton (PMDB) falou sobre a importância do simpósio e das discussões desses problemas que acontecem em todo o mundo.
Palestras
O evento começou com a apresentação do capitão Romero Nunes da Silva Filho, chefe da seção operacional da defesa civil que falou sobre o combate a endemias. Em seguida, o dr. Jorge Luiz Vieira Trannin, médico do Ministério Público, explanou sobre a tipificação da doença relacionada ao mosquito aedes aegypti. O professor dr. Frederico Márcio Correa Vieira proferiu palestra sobre a relação entre o clima e o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti e Benvenutto Juliano Gazzi, chefe da divisão de Vigilância em Saúde (8ª Regional de Saúde), que apresentou o controle dos riscos de endemias provocada pelo mosquito Aedes aegypti.
Em seguida, o secretário de Saúde de Salgado Filho, Helton Pfeifer, mostrou algumas estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, o promotor Flávio Schmidt, promotor de justiça da comarca de Dois Vizinhos, discorreu sobre os aspectos jurídicos no combate das endemias e, por fim, aconteceu uma mesa redonda com sugestões dos participantes.
