12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Software pato-branquense já distribuiu mais de 3 milhões de cópias

Software pato-branquense já distribuiu mais de 3 milhões de cópias

 Pato Branco tem uma empresa que, literalmente, é uma ilustre desconhecida na sua comunidade. O Hábil, nome dado ao programa de controle financeiro produzido Koinonia Hábil Software Ltda, tem 3 milhões e 400 mil cópias da versão gratuita distribuídas  pelo Brasil e mundo afora. Por estes números, a versão gratuita do programa é considerada um fenômeno de sucesso. Tanto que já foi noticiada em 90 publicações nacionais, especializadas ou não sobre o setor. Entre elas, revistas Info, Veja, PC Brasil e ainda, jornais como o Estado de São Paulo, Diário de São Paulo, Correio Brasiliense, Estado do Paraná. O curioso que em Pato Branco, segundo o empresário Eldinei Viana, o P.P., esta é a primeira vez.
O Hábil está no mercado há cinco anos. A primeira versão foi oferecida gratuitamente a partir do dia 1º de julho de 1999. Antes disso, Eldinei somente vendia os produtos no corpo-a-corpo com os clientes, desde 1992, quando começou a trabalhar no ramo. Ocorre que em 99, o empresário resolveu fazer um experimento, distribuindo gratuitamente o software pela Internet. Antes, porém, transformou a versão que rodava no ambiente DOS para a Windows. A meta naquele semestre seria medir o sucesso se fossem distribuídas 300 cópias do programa gratuito. Em dezembro daquele ano, 25 mil cópias do Hábil haviam sido distribuídas. ?A aceitação pela Internet mudou nosso conceito sobre o modelo de negócio e passamos a trabalhar somente pela rede?, recorda Viana.
O software ganhou fama e mídia. Aliás, todas as notícias foram espontâneas, ou seja, a empresa não investiu um centavo em divulgação. Hoje, são quase 3,5 milhões de cópias da versão gratuita, baixadas do site www.habil.com.br ou através de CD. O programa está em mais de 500 sites, onde o interessado pode acessar a página do Hábil através de links. Nos guias ou boletins das revistas especializadas, o Hábil tem aparecido com freqüência e destaque nos últimos anos.
A Koinonia oferece uma cópia da versão gratuita do Hábil, completamente funcional, sem limite de tempo de uso, sem limite de número de registros e pode ser atualizada de acordo com as versões disponibilizadas pela empresa. O software é indicado para fazer controle financeiro de micro e pequenas empresas. A versão gratuita possui o controle de contas a pagar e a receber, controle bancário, registro de caixa (receitas e despesas), agenda de compromissos e agenda de contatos, além do cadastro de clientes e fornecedores, produtos e funcionários. O diferencial, segundo Viana, é que a empresa oferece um manual do produto e ainda dá suporte técnico via e-mail.
Como toda empresa, a Koinonia Hábil Software também precisa dar lucro, afinal são doze empregos gerados. A estratégia é simples. O cliente pode ter a versão gratuita, mas, de acordo com o porte da empresa, necessita de outras ferramentas. Neste caso, pode comprar a versão plus ou a profissional. Na plus estão os recursos da gratuita, mais o controle de estoque (entradas, saídas, pedidos e orçamentos). A versão profissional do Hábil contém todos os recursos da gratuita e da plus, mais as rotinas de vendas no balcão, recebimento no balcão, emissão de carnês, cupons fiscais, notas fiscais, comissão de vendedores, entre outras. ?Tenho clientes que usam a versão gratuita desde que o Hábil foi lançado. Ele só muda se quiser, de acordo com as necessidades da sua empresa?, explica.
O idealizador deste caso de sucesso tem apenas o segundo grau completo e é autodidata. Tudo o que aprendeu sobre o setor foi através da leitura e da prática. Natural de Irai (RS), P.P., que não quis comentar o motivo da alcunha,  reside em Pato Brando desde 1985 e foi um dos pioneiros a trabalhar com a programação no Sudoeste. Hoje, a empresa tem cópias do Hábil distribuídas no Japão, Angola, Cabo Verde, Estados Unidos e Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques