O sonho é Roberto Rodrigues e compartilhado por Tereza Cristina.
A ministra Tereza Cristina disse quarta-feira, 17, que corrobora de um sonho manifestado pelo ex-ministro da pasta Roberto Rodrigues durante a live de lançamento do Plano Safra 2020-2021 no sentido de agrupar diversas cooperativas de crédito rural “em um único banco gigantesco e poderoso”.
Em sua participação na live, Rodrigues destacou a relevância das políticas de crédito cooperativo “no sentido de dar proximidade entre credores e produtores rurais”. O ex-ministro acrescentou que “juntando todas [cooperativas de crédito para produtores rurais], teríamos o sexto maior banco do País. Este é um sonho que tenho”.
Tereza Cristina disse a Roberto Rodrigues que “seu sonho não é muito diferente do meu. Vamos trabalhar para realizar esse sonho”, disse a ministra, que se comprometeu a apresentar a proposta ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
Experiência exitosa é o Rabobank, com sede em Utrecht, na Holanda, um banco de origens cooperativas que se consolidou como um financiador de empresas do setor de alimentos e do agronegócio. Hoje está presente em 40 países.
Grande importância
As cooperativas de crédito Cresol, Sicredi, Sicoob são algumas das cooperativas que atuam em parceria com o governo federal para financiar as atividades agrícolas, seja por investimentos nas propriedades rurais, compra de máquinas, equipamentos e custeio da safra agrícola ou a melhoria na produção.
Nos últimos dez anos as cooperativas de crédito assumiram grande importância nas regiões Sul, Centro-Oeste e São Paulo e possuem grande sua capilaridade nos municípios do interior.