Soluções para restaurantes e de fotometria e modelamento 3D com drones criadas na região foram reconhecidas.

Duas empresas de tecnologia da região Sudoeste foram premiadas no Conecta 2020, evento da nova economia promovido pelo Sebrae/PR. A Geo-X de Realeza e a Parseint, de Beltrão, foram reconhecidas como startups revelação e referência na região, escolhidas entre mais de 700 indicadas no Estado. Entre as inscritas, 68 foram selecionadas e uma de cada regional do Sebrae foi premiada, em um sistema de votos públicos on-line feitos até o dia 2 de outubro.
A escolha priorizou as soluções mais inovadoras. “A premiação é importante porque os ecossistemas passam a reconhecer seus empreendedores e suas startups locais como referência. De certa forma, os iniciantes precisam se espelhar em empreendedores mais avançados na jornada e ter a noção que é possível ter sucesso. Isso é importante para oxigenar e dinamizar o ecossistema local”, destaca Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.
A categoria Revelação reconheceu as empresas que estão em seus primeiros anos de atuação, mas que apresentam potencial de mercado. É o caso da Geo-X, que oferece informação de fotometria, modelamento 3D e ortomosaicos utilizando drones. Em maio, o JdeB noticiou uma das novidades da empresa em tempos de pandemia: a fiscalização do uso de máscaras e do distanciamento em locais públicos, via monitoramento por câmeras.
Já a categoria Referência é destinada às empresas que possuem mais de dois anos de atuação e são reconhecidas pelo ecossistema local como uma referência para a região. O eleito na região foi o Sischef, produto da marca Parseint, um sistema que visa a gestão e automação no segmento de food service, seja delivery, restaurante ou outros. “Ficamos felizes com o reconhecimento. Agora a nossa ideia é manter o crescimento dos últimos anos. Já estamos presentes em quase todos os estados do Brasil com quase 600 clientes e logo vamos lançar um novo sistema voltado especialmente para o delivery, devido a demanda causada pela pandemia”, explica o CEO da startup, Ulisses Constantini.
O Sischef foi criado há cerca de seis anos e passou dois deles como um projeto incubado na Incubadora Tecnológica de Beltrão. A empresa também recebeu treinamentos do Sebrae e hoje está presente em 25 estados brasileiros.
Com informações do Sebrae-PR
