Emater e Secretaria de Agricultura promoveram o evento na propriedade de Janir Gomes.

e pastagens utilizados na propriedade.
Uma tarde de campo sobre bovinocultura de leite reuniu cerca de 20 produtores rurais na propriedade do agricultor Janir Gomes, no interior de Eneas Marques, na tarde de quinta-feira, 23. O evento promovido pela Emater em parceria com o Departamento Municipal de Agropecuária abordou temas como meio ambiente, sistema silvipastoril, água, piquetes, adubação e manejo de pastagens e nutrição da vaca leiteira.
A propriedade é referência no Projeto Leite Sudoeste e recebe acompanhamento da equipe da Emater e Secretaria de Agricultura. Os trabalhos foram iniciados em 2012 e o monitoramento de atividades e resultados é constante. “Começamos com produtividade de 14 litros por animal/dia e atualmente chegamos na época de inverno com 24 litros/dia e no verão 19 litros/dia de média. Foi uma grande evolução, passando de uma produção mensal de 7 mil litros para 12 mil litros”, analisa o zootecnista Simão Flores, da Emater Regional de Francisco Beltrão.
Conforme Simão, a base dos bons resultados na propriedade de Janir Gomes é a adubação da pastagem e o manejo adequado da alimentação dos animais. “A qualidade do pasto faz a diferença. E aqui temos um suporte de silagem para a época do vazio forrageiro e uma suplementação de concentrado com balanceamento feito vaca a vaca, porque, como é pequena, a propriedade permite isso, e como ele tem controle leiteiro onde sabe toda produção das vacas e o estado nutricional de cada uma, permite fazer uma nutrição de precisão”, ressalta o zootecnista.
A tarde foi divida em três estações de trabalho, coordenadas pela agrônoma Daniela Sandri, o técnico Claudemir Masiero e o zootecnista Simão Flores, todos da Emater. O diretor do Departamento de Agropecuária, Pedro Celso Bernardi, e a agrônoma do departamento, Marisa Helena Cossa, também acompanharam os trabalhos.

“O segredo é um animal bem nutrido”
Para Janir Gomes, a possibilidade de ser referência no setor e receber outros produtores para mostrar seus métodos de produção motiva a continuidade no processo de melhoramento. “É muito satisfatório ver esse pessoal aqui, buscando informação e trocando ideias. Todos só têm a ganhar”, afirma.
Tanto empenho e dedicação na propriedade têm gerado bons resultados para Janir e a esposa Laurizete. “O segredo é um animal bem nutrido e muita dedicação na hora da ordenha, da higienização, o que puder fazer de melhor tem que ser feito. Essa dedicação todo o dia e toda a hora, a gente ganha por isso, estamos recebendo pelo melhoramento da qualidade do leite. É um incentivo para melhorar. Estamos muito contentes, gratos pelo trabalho da Emater sempre acompanhando, ajudando, dando as coordenadas. Estou muito contente mesmo”, diz o produtor.