8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Tempestade e granizo danificam casas, aviários e galpões

Cerca de 435 casas tiveram danos.

 

Em Capanema, comunidade de Entre Rios, o produtor Ildo Dall Alba ia carregar na manhã de ontem um novo lote de frangos, mas na noite de segunda-feira um temporal derrubou uma árvore sobre o aviário e desabou tudo, matando metade do lote.

Os fortes ventos e o granizo da noite de segunda-feira, 7, provocaram diversos prejuízos na região Sudoeste do Paraná. Pelo registro da Defesa Civil, ocorreu chuva de granizo em Planalto, Capanema, Santo Antônio do Sudoeste e Ampere. Contudo, até ontem à tarde, não houve necessidade de ativar abrigo público em nenhum município. Pelo menos 435 casas ficaram danificadas. As prefeituras da região ainda estão fazendo levantamento para contabilizar as perdas.

Em Francisco Beltrão há registro de duas residências destelhadas na comunidade de Santo Isidoro. Os estragos maiores ocorreram na região de fronteira. Em Planalto, 100 casas foram atingidas, com aproximadamente 400 pessoas afetadas. Oito postes caíram na comunidade Santa Luzia. Quatro pessoas ficaram feridas com o destelhamento (uma em estado grave, com fratura no fêmur, e três com ferimentos leves).
Capanema foi um dos municípios mais castigados. No total, 165 casas ficaram destelhadas. A cidade ficou sem energia elétrica das 18h de segunda-feira até as 3h20 de terça-feira. A rede de telefonia também não funcionava na cidade desde as 22h e voltou a funcionar junto com a energia elétrica. A cidade também ficou sem abastecimento de água, sendo que a empresa Odebrecht forneceu com um caminhão pipa, principalmente para escolas e hospitais. Foram distribuídos 5.900 metros³ em Planalto e Capanema (13 comunidades e 6 bairros atingidos nesta última).
Em Ampere, a Defesa Civil contabiliza 70 casas destelhadas e um galpão. Foram distribuídas lonas para as famílias. Até ontem não tinha sido divulgado o número de atingidos. Santo Antônio do Sudoeste teve diversas ocorrências de queda de árvore, danos em casas e pavilhões. Um salão de festas que estava sendo edificado na da linha São Domingos foi totalmente destruído. 
Salgado Filho aproximadamente 100 casas atingidas, além de aviários e galpões. Nos municípios de Santo Antônio do Sudoeste, Pérola D’Oeste, Bela Vista da Caroba e São Jorge D´ Oeste ainda estão sendo verificados os números de residências e locais atingidos.

- Publicidade -

Susto 
Morgana Luft, moradora da comunidade de Santa Luzia, disse que na propriedade da família ocorreram diversos prejuízos materiais. “Temos a nossa casa e a do nosso agregado que destelharam. Ele também perdeu alguns bens materiais, nosso galpão caiu inteiro, no momento, um minuto antes do galpão cair, eu estava tirando o carro do galpão, foi uma cena horrível, várias telhas caíram e pedras.” Uma casa de madeira, nas proximidades, ficou completamente destruída. “Só sobrou o banheiro em pé”, contou Morgana. Foi nessa residência que as pessoas ficaram feridas. Foi lá que o proprietário Beto Cattaneo quebrou a perna. 

Região de Pato Branco teve poucos estragos.
Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, na microrregião de Pato Branco, composta por 15 municípios, o granizo não gerou grandes danos. Entre a noite de segunda-feira e manhã de terça-feira foram registradas apenas quatro solicitações de lonas no município de Pato Branco, duas em Chopinzinho e uma no município de Coronel Vivida.

Auxílios 
O capitão Mafra, do Corpo de Bombeiros de Beltrão, disse que foram distribuídas lonas para casas que tiveram danos nos telhados nos vários municípios atingidos pela tempestade. Foram distribuídos cerca de 40 rolos de 100 metros.

Dois aviários destruídos
Em Capanema, um aviário foi completamente destruído na propriedade de Ildo Dall Alba, comunidade de Cristo Rei. Uma árvore foi arrancada pela raiz e caiu sobre o aviário onde estavam alojadas 10.500 aves. A entrega das aves estava prevista para hoje às 9 horas, pois estavam no tamanho para abate. 
O produtor calculou que pelo menos 50% dos frangos morreram com o desabamento e depois com a chuva de granizo. Ele não possuía seguro do aviário. No município também foram atingidas as comunidades de Santa Ana, São Pedro e Santo Antônio do Siemens.
Outro aviário destruído foi no interior de Planalto – Linha Santa Luzia. O Sargento Sotti, do Corpo de Bombeiros, diz que inúmeras propriedades rurais foram afetadas. 

Aviario destriudo pela tespestade no interior de Capanema.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques