Agora, caberá ao Governo do Estado realizar as licitações públicas.

Ademar Traiano ao ser entrevistado ontem, em Beltrão, por Cláudio Melo (Rádio Anawin), Rildo de Souza (Rádio Princesa) e Lucas Maciel (Rádio Onda Sul).
Foto: Ivo Pegoraro/JdeB
Foi autorizada a assinatura do convênio entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal, e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), para a elaboração de todos os projetos do Aeroporto Regional do Sudoeste.
A informação foi repassada ontem pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, ao visitar Francisco Beltrão. Traiano está apoiando este importante pleito das lideranças empresariais e políticas da região que veem a necessidade de um aeroporto moderno e amplo para atender à demanda de transporte de passageiros e cargas.
Área escolhida
Os projetos são considerados um relevante passo na luta para viabilizar o aeroporto, cuja implantação está prevista para o município de Renascença – entre as linhas Buriti e Baulândia –, próximo da PR 280. O imóvel foi aprovado pelos técnicos da SAC e Seil que estiveram no município há menos de dois anos.
Nos últimos anos foi intensificada a mobilização em torno da proposta que visa incrementar o desenvolvimento de uma área que abrange mais de 100 municípios do Paraná e de Santa Catarina, impactando cerca de 1,2 milhão de pessoas.
Verba federal
Para elaboração dos projetos serão investidos cerca de R$ 3 milhões, recursos destinados pela SAC para o Governo do Paraná, via Seil. O custo total da obra é estimado em R$ 120 milhões.
O prefeito Lessir Bortoli (Podemos), de Renascença, já assinou a Declaração de de Utilidade Pública (DUP) da área e vários documentos e informações sobre o imóvel foram enviados à Secretaria de Infraestrutura e Logística. Este também foi um passo importante para o andamento da proposta perante os órgãos estaduais e a SAC.
Serão elaborados os projetos de viabilidade econômica, estrutural e o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Mais recentemente foi incluído também a proposta para que seja feito o estudo de viabilidade econômica. Caberá ao Governo do Estado fazer as licitações para que sejam elaborados os estudos e projetos.
Proposta tem apoio de deputados estaduais e federais
Pelo menos cinco deputados estaduais da região – Ademar Traiano (PSDB), Nelson Luersen (PDT), Paulo Litro (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Wilmar Reichembach (PSC) –, o deputado federal Toninho Wandscher (Pros), coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional e o deputado Vermelho (PSD) se manifestaram favoráveis à proposta do Aeroporto Regional do Sudoeste.
Vários projetos para ampliar aeroportos
O Ministério de Infraestrutura vem estimulando as discussões e a realização de estudos para melhorar ou ampliar os aeroportos pelo interior. A intenção é ampliar a malha aeroviária brasileira, principalmente de transporte de passageiros.
No Litoral de São Paulo há propostas para ampliar e remodelar os aeroportos de Guarujá (SP), de Angra dos Reis (RJ), Santo Angelo (RS), Passo Fundo (RS) e Umuarama (PR). Além destes, há outros projetos de expansão de aeroportos pelo País, como o de Pato Branco.