6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Traiano anuncia que SAC autorizou o convênio com o Governo do Paraná para a elaboração dos projetos

Agora, caberá ao Governo do Estado realizar as licitações públicas.

Ademar Traiano ao ser entrevistado ontem, em Beltrão, por Cláudio Melo (Rádio Anawin), Rildo de Souza (Rádio Princesa) e Lucas Maciel (Rádio Onda Sul).

Foto: Ivo Pegoraro/JdeB

Foi autorizada a assinatura do convênio entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Governo Federal, e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil), para a elaboração de todos os projetos do Aeroporto Regional do Sudoeste.

- Publicidade -

A informação foi repassada ontem pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, ao visitar Francisco Beltrão. Traiano está apoiando este importante pleito das lideranças empresariais e políticas da região que veem a necessidade de um aeroporto moderno e amplo para atender à demanda de transporte de passageiros e cargas.

Área escolhida
Os projetos são considerados um relevante passo na luta para viabilizar o aeroporto, cuja implantação está prevista para o município de Renascença – entre as linhas Buriti e Baulândia –, próximo da PR 280. O imóvel foi aprovado pelos técnicos da SAC e Seil que estiveram no município há menos de dois anos.

Nos últimos anos foi intensificada a mobilização em torno da proposta que visa incrementar o desenvolvimento de uma área que abrange mais de 100 municípios do Paraná e de Santa Catarina, impactando cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Verba federal
Para elaboração dos projetos serão investidos cerca de R$ 3 milhões, recursos destinados pela SAC para o Governo do Paraná, via Seil. O custo total da obra é estimado em R$ 120 milhões.
O prefeito Lessir Bortoli (Podemos), de Renascença, já assinou a Declaração de de Utilidade Pública (DUP) da área e vários documentos e informações sobre o imóvel foram enviados à Secretaria de Infraestrutura e Logística. Este também foi um passo importante para o andamento da proposta perante os órgãos estaduais e a SAC.

Serão elaborados os projetos de viabilidade econômica, estrutural e o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Mais recentemente foi incluído também a proposta para que seja feito o estudo de viabilidade econômica. Caberá ao Governo do Estado fazer as licitações para que sejam elaborados os estudos e projetos.

Proposta tem apoio de deputados estaduais e federais
Pelo menos cinco deputados estaduais da região – Ademar Traiano (PSDB), Nelson Luersen (PDT), Paulo Litro (PSDB), Luciana Rafagnin (PT) e Wilmar Reichembach (PSC) –, o deputado federal Toninho Wandscher (Pros), coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional e o deputado Vermelho (PSD) se manifestaram favoráveis à proposta do Aeroporto Regional do Sudoeste.

Vários projetos para ampliar aeroportos
O Ministério de Infraestrutura vem estimulando as discussões e a realização de estudos para melhorar ou ampliar os aeroportos pelo interior. A intenção é ampliar a malha aeroviária brasileira, principalmente de transporte de passageiros.

No Litoral de São Paulo há propostas para ampliar e remodelar os aeroportos de Guarujá (SP), de Angra dos Reis (RJ), Santo Angelo (RS), Passo Fundo (RS) e Umuarama (PR). Além destes, há outros projetos de expansão de aeroportos pelo País, como o de Pato Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques