
das reivindicações e pediu união da categoria.
Os transportadores de cargas da região Sudoeste estão preocupados com o futuro da atividade, principalmente no que diz respeito aos veículos de maior porte, como os rodotrens, de nove eixos. Na tentativa de unir a categoria em busca de melhores condições, uma reunião foi realizada na sede da Saamar, em Marmeleiro, terça-feira, 16, com a presença de dirigentes de entidades, proprietários de empresas, caminhoneiros e sindicalistas.
Pelo menos 80 pessoas participaram do encontro. Dentre os assuntos abordados, reivindicações como a liberação do tráfego pela ponte do Rio Iguaçu, em Capanema; a liberação de licenças para os rodotrens circularem pelas rodovias estaduais do Paraná e alternativas e facilidades financeiras para fortalecer o setor.
Para Janir Bottega, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos do Sudoeste do Paraná (Sinditac), somente com a união da categoria o grupo terá força para conseguir mudanças. “Atravessamos um período difícil para o setor, a situação econômica mudou muito no país e queremos a união para fazer pedidos ao governo. A intenção é se agrupar sem discriminações, reunindo empresas, autônomos, cooperativas e associações”, pontua.
Janir esteve recentemente em Brasília, onde, em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), questionou a situação da ponte do Rio Iguaçu. “Queremos a liberação da ponte para os nove eixos. O problema era a estrutura, mas o próprio DNIT disse que não tem problemas estruturais, porém precisa de um estudo, no encabeçamento da ponte, para averiguar se está tudo certo mesmo e então liberar”, relata.
Diante da possibilidade, o Sinditac sugeriu ao departamento que a região se responsabilizasse pelo estudo, e o pedido foi acatado. “O estudo vai custar uns R$ 20 mil, e se nós providenciarmos poderá acelerar muito o processo. Será analisada a estrutura, capacidade e suporte de carga da ponte. Depois de finalizado, o Dnit avaliará e dependendo do resultado poderá liberar o trecho”, afirma Janir.
Sobre o tráfego nas rodovias estaduais, Janir conta que mudanças na legislação, pelo DER, acabaram impedindo a liberação de licenças para os rodotrens desde o ano passado. “Isso é uma discriminação, porque temos veículos da mesma categoria, do mesmo porte, que tem licença, enquanto outros não têm”, ressalta.