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Francisco Beltrão
domingo, 08 de junho de 2025

Edição 8.221

07/06/2025

Trecho da BR 163 está entre os piores do Brasil

Motoristas precisam de paciência e atenção para rodar entre Cascavel e Barracão.

 

Veículos invadem pista contrária
para desviar de buracos, em Capitão.
Foto: Renan Guex/JdeB

 

Uma das maiores rodovias do País que liga o Pará, na divisa com Suriname, até Tenente Portela (RS), a BR 163 possui um trecho entre os dez piores do Brasil, em um ranking divulgado na semana passada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). 

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O trecho entre Cascavel e Barracão – por volta de 200 quilômetros – está na 8a colocação entre os piores. A pesquisa leva em conta três variáveis: pavimentação, sinalização e geometria da via. 
A BR 163 é uma das principais rotas de escoamento da safra nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre Cascavel e Marmelândia, distrito de Realeza, desde 2014 o Consórcio Sanchez Tripoloni – Maia Mello trabalha na duplicação da rodovia. Porém, com a falta de repasses do Governo Federal, a continuidade da obra é incerta. Em nota para o JdeB, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirma que “o Dnit não emitiu ordem de paralisação, as obras continuam, com ênfase atualmente na construção da nova ponte”.
Apesar de o Dnit afirmar que não houve paralisação, o retorno da obra estava programado para o dia 15 de janeiro, após uma pausa para férias coletivas no fim de ano, mas até o fim de semana havia trabalhadores apenas na ponte e nos outros pontos da rodovia seguia parado. O JdeB tentou contato com o consórcio, mas ninguém respondeu às ligações. 

Obra parada, perigo na pista
Os motoristas precisam ficar atentos aos trechos onde os serviços de melhorias foram interrompidos. Em muitos pontos não há acostamento e em outros há buracos enormes, com apenas alguns cones alertando o perigo. Dos 74 quilômetros de duplicação, apenas 20 foram entregues – trecho entre Cascavel e Santa Maria, distrito de Santa Tereza do Oeste. 
Em paralelo à duplicação, a Dalba Engenharia faz o popular ‘tapa buraco’ na região de Capitão Leônidas Marques. Aliás, próximo à entrada de Capitão e a ponte do Rio Iguaçu se encontram os trechos mais críticos, com muitos buracos e ondulações da pista. Muitos veículos precisam desviar na pista contrária, o que traz um perigo enorme para os motoristas. Os engenheiros da Dalba também foram procurados pelo JdeB, mas não foram encontrados.

Caso de justiça
Dia 17 de janeiro, a Justiça Federal em São Miguel do Oeste (SC) estipulou o prazo de 90 dias para a retomada das obras de restauração e ampliação da BR 163, trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, de 50 quilômetros. Na ação do Ministério Público há o relato de que apenas 35% das obras foram concluídas. Caso a determinação não seja cumprida, foi estipulada uma multa diária de R$ 5 mil.

 

Piores trechos de rodovia do Brasil

1º – BR 242 entre Natividade (TO) e Barreiras (BA)
2º – BR 222 entre Marabá (PA) e Dom Eliseu (PA)
3º – BR 158 entre Jataí (GO) e Piranhas (GO)
8º – BR 163 entre Barracão (PR) e Cascavel (PR)

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