Assim que esse drama passar, a luta pela reabertura da Estrada deve ser retomada. São 17 quilômetros entre Capanema e Serranópolis do Iguaçu, passando pelo Parque Nacional do Iguaçu, um ponto turístico de grande apelo popular.

“Sou relator da proposta aprovada pela Câmara que destina R$ 5 bilhões ao turismo durante a pandemia.” A frase é do deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD), que tem trabalhado também nessa frente, acreditando que o incentivo ao turismo vai impulsionar a economia. O Sudoeste, com o projeto do Turismo Regional (que agrega Sebrae, governo do estado e prefeituras) pode se beneficiar disso.
Estrada do Colono
Outro ponto que, dando certo, vai incrementar o setor, é a reabertura da Estrada do Colono, que também tem no deputado Vermelho seu principal porta-voz, com um projeto na Comissão do Meio Ambiente (a paralisação desse debate se deu pela pandemia, que desde março tem recebido toda a atenção). Mas assim que esse drama passar, a luta pela reabertura da Estrada deve ser retomada. São 17 quilômetros entre Capanema e Serranópolis do Iguaçu, passando pelo Parque Nacional do Iguaçu, um ponto turístico de grande apelo popular , já que o projeto também estabelece todo cuidado com o meio ambiente, com a estrada reaberta funcionando em determinados dos horários e o complexo todo servindo para a preservação da fauna e da flora, e isso sempre atrai turistas.
Turismo, 8% do PIB
A superestrutura do turismo — que hoje representa 8% do PIB— se viabiliza por uma rede de troca entre fornecedores e compradores. “O dinheiro chega até a ponta e servirá para capital de giro das micro, pequenas, médias e grandes empresas”, finaliza Vermelho.