
A TV Sudoeste, emissora da Fundação Cultura Celinauta, está prestes a ingressar no mundo da TV digital, para o qual deverão migrar todas as emissoras do País. A emissora, que pertence aos frades franciscanos, presta um relevante serviço no âmbito da comunicação social nos municípios de sua cobertura, no Sudoeste do Paraná.
Afiliada à Rede TV, a emissora está investindo R$ 4 milhões para ingressar na era digital, afirma o diretor da Rede Celinauta, frei Neuri Reinisch, que assumiu os destinos da emissora na nova fase.

Na visão de frei Neuri, a televisão brasileira passa por um processo de regionalização, em que os canais locais terão participação cada vez maior no mercado de audiência. “Nossa abordagem diária é valorizar a vida, resgatando os valores franciscanos deixados como legado por nosso maior líder, São Francisco de Assis. Nós queremos, a partir da programação de nossos veículos, construir os alicerces de um mundo melhor, mais fraterno e humano. Os meios de comunicação são fundamentais neste processo.”
A emissora se propõe a entrar nas casas das pessoas com um jornalismo comunitário, apresentando o factual, mas sempre permitindo que o receptor da mensagem possa concluir por si o que aquilo significa na vida real, e de que forma pode-se melhorar a vida social a partir dele. Frei Neuri destaca que nos bastidores uma equipe multiprofissional trabalha para dar um novo visual à plástica da programação da emissora, que vai utilizar o lema “TV Sudoeste, a TV da nossa casa!”
A estrutura física nos estúdios também passa por ampla reforma para adaptar-se a novas tecnologias. “Queremos que a TV Sudoeste chegue aos lares com a melhor programação da televisão regional, com jornalismo de credibilidade e entretenimento para ajudar a construir um mundo melhor, dentro dos ideais franciscanos.”