A Prefeitura transferiu este setor do Industrial para a Cango.
Após a realização de reformas e adequações no espaço físico, a Central de Abastecimento Farmacêutico da Prefeitura de Francisco Beltrão (CAF) foi instalada em novo espaço físico, bem mais amplo, no Bairro Cango. O prédio de 650 m² é três vezes maior que o anterior, no Bairro Industrial. A transferência do estoque, equipamentos e mobiliário aconteceu nesta semana e foi acompanhada pelo prefeito Cleber Fontana (PSDB).

[relacionadas]
“Havia necessidade de um espaço físico maior e mais adequado. Desta forma, conseguimos viabilizar um imóvel que atende todas as demandas da CAF”, explica o prefeito. No mesmo local funciona o almoxarifado do setor de saúde. A CAF recebe todos os medicamentos e insumos da saúde adquiridos pelo município. Na sequência distribui para as 26 unidades de Saúde e para as seis farmácias satélite.
O farmacêutico Eleandro Tiehcer, responsável técnico do órgão, explica que é mantido um rigoroso controle do armazenamento e da distribuição. “Tudo é armazenado da forma adequada e correta, além do completo controle desde o recebimento até a distribuição”, comenta Tiecher. Sobre o novo espaço físico, ele considera ideal, inclusive para o trabalho dos servidores que atuam no local.
340 tipos
A população de Francisco Beltrão tem acesso gratuito a 340 tipos de medicamentos disponibilizados nas farmácias municipais, instaladas em seis regiões da cidade. Mensalmente, em remédios e insumos, é investido quase meio milhão de reais.
“É um grande investimento para que possamos oferecer uma grande variedade de remédios e principalmente manter as farmácias abastecidas para atender a nossa população”, enfatiza o prefeito.