Regional

A expectativa do comércio varejista em Pato Branco é vender 4,5% a mais que o ano passado. A estimativa faz parte de levantamento realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná. Segundo o presidente da Associação Empresarial de Pato Branco, Ezaul Zillmer, os empresários estão otimistas e acreditam que as vendas serão melhores neste ano. “A intenção é aproveitar bem o fim de ano, que é considerado como no agronegócio, a safra do comércio varejista”, afirmou Ezaul.
Caso confirmada a expectativa de vendas, será a maior variação desde 2010, quando as vendas aumentaram 11,3% em relação ao ano anterior. Entre os fatores que justificam o otimismo do comércio varejista do Estado, estão as condições favoráveis do mercado de crédito. “Segundo analistas do mercado financeiro, a inadimplência está menor e impulsiona os bancos a ampliar a oferta de crédito”, destacou o líder empresarial.
A empresária Fernanda Odi Barp, presidente do CDL em Pato Branco, destacou que o Natal é uma data já consolidada no varejo e o setor investe todas as suas fichas neste momento do comércio. Sobre o emprego temporário no comércio varejista, Fernanda destacou que a data é também uma oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho. “Muitos setores contratam, e para aqueles que mostram afinidade a tem a oportunidade de serem efetivados no início do ano.”
Na Agência do Trabalhador em Pato Branco, o volume de vagas oferecidas manteve-se numa curva constante, segundo Clóvis Gresle, diretor da Agência. “A curva mante-se e temos muitas oportunidades para quem deseja trabalhar em Pato Branco, a cidade tem oferecido bons índices de empregabilidade”, destacou.
Sandra Alves Martins, de 22 anos, conseguiu uma oportunidade como vendedora em loja no centro da cidade. “Eu fiquei muito feliz com a oportunidade, vou aproveitar para colocar minhas contas em dia com o salário que vou receber, e espero ser contratada definitivamente depois do período das festas, estou me empenhando para isso”, destacou a trabalhadora.