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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Vendas do Dia das Mães caem pouco na região

Comércio do Sudoeste aponta redução de valores, mas movimento foi semelhante ao do ano passado.

 

No sábado, véspera da data comemorativa, as lojas 
ficaram movimentadas nas cidades da região.

 

 O Dia das Mães é uma data especial. Um dia em que se celebra a primeira mulher importante da vida de cada um. Um dia em que os filhos procuram homenagear quem deu a vida, cuidou, criou e mostrou o mundo. Um dia propício para dar presente e, consequentemente, uma ótima data para o comércio.
E na região Sudoeste não é diferente. Quem andou pelas cidades no sábado, dia 8, véspera da data comemorativa, pôde conferir com os próprios olhos. As lojas passaram o dia movimentadas e a correria foi geral.
No entanto, a recessão econômica que se anuncia no país inteiro deixou sua marca também nesse dia tão especial. Segundo Syrlei Maria Zapelini, secretária executiva da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Francisco Beltrão, as vendas não foram tão expressivas. “Vendeu igual ou menos do que o ano passado.”
O presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista (Sindicomércio) de Pato Branco, Ulisses Piva, foi ainda mais categórico. Segundo ele, o levantamento realizado na microrregião mostra que as vendas para o Dia das Mães tiveram queda de 6 a 8% em valores com relação a 2014. “As pessoas deram presentes de valores menores. Por isso houve a queda no faturamento das empresas”, explica o presidente.
Deize Lando, da Associação Comercial e Empresarial de Ampere (Aceamp), concorda: “Ainda não temos um índice para medir, mas percebemos bem que o volume de pessoas e movimento se manteve, mas os valores diminuíram”.
E o próprio indicador do SPC Brasil traz sinais de recessão. De acordo com a assessoria, já é o segundo ano consecutivo em que o comércio apresenta retração no volume de consultas para vendas a prazo na semana do Dia das Mães. “De acordo com o indicador calculado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (entre 3 e 9 de maio) caíram 0,59% em relação aos sete dias que antecederam a mesma data comemorativa no ano passado.”
Mas, segundo Syrlei, do CDL, isso já estava dentro do esperado. “Não foi um aumento grande, mas ninguém está reclamando”, declara.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro (Acimar) reforça que “os lojistas do município estão contentes, acredito que não houve acréscimo nas vendas, mas também não teve um decréscimo muito grande”. 
A secretária da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antonio do Sudoeste (Acesto), Elisangela Marina Zamprogna, concorda: “Percebi bom movimento no geral e os lojistas não se queixaram”.
Syrlei comenta que a situação realmente está um pouco complicada, e que a recessão está diminuindo o faturamento, “mas o lojista não está parado, está lutando, fazendo promoções e todo mundo está sobrevivendo”.

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