Ele quer orientar as pessoas sobre a forma correta de separação dos tipos de lixo.
.jpg)
José Arnaldo de Andrade, 77 anos, de Pato Branco, é vendedor de bonés e canetas. Preocupado com o meio ambiente, ele lançou o projeto Ecologia: Consciência + Atitude x Ações = Vida. “Se a sociedade não ajudar, o poder público não vai resolver os problemas”, argumenta.
O trabalho de José Arnaldo está começando em Pato Branco. “É um compromisso que eu assumi como missão de caráter”, salienta o vendedor. A intenção é expor o projeto em escolas, entidades e eventos.
Uma das preocupações de José Arnaldo é com a destinação correta do lixo. Ele argumenta que “as pessoas têm que ter comprometimento”. Uma das formas que José Arnaldo vê para o sucesso é conscientizar as crianças sobre a destinação correta do lixo. “Temos que tentar chamar a atenção das crianças”, diz o vendedor.
A marca do projeto está registrada na INPI. José Arnaldo pretende vender camisetas e decalques para a divulgação e manutenção do seu projeto. Para alavancar o projeto, uma proposta é promover oficinas de como fazer o destino correto do lixo.
Ele defende o comprometimento das pessoas, a convivência e harmonia com a natureza. Entre as propostas para o lixo reciclável, ele reforça a necessidade de lavar as embalagens antes de colocá-las nos sacos de recolhimento, a classificação por produto e classe. “Quando comecei a trabalhar nisso, vi que nem eu fazia a coisa certa”, diz.
O ativista ambiental entende que o termo sustentabilidade é amplo, não envolve apenas a separação do lixo reciclável. Para desenvolver seu projeto e campanha de divulgação, ele buscou orientações no Sebrae. José Arnaldo é conhecido na região, trabalhou na empresa de equipamentos agrícolas Tramac, foi cartorário e ex-sub-prefeito de Bom Sucesso do Sul, corretor de imóveis e contabilista. Pessoas interessadas em saber mais sobre o projeto podem contatar pelo fone/whatsapp (46) 99110-0033, com João Arnaldo.