Regional
As instruções normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, que entraram em vigor em julho de 2019, passam a exigir uma série de medidas voltadas à qualidade na produção e armazenagem do leite, tanto dos produtores quanto dos laticínios. Astério Marquetti, vice-prefeito e secretário de Agricultura de Salgado Filho, tem acompanhado a discussão em torno do assunto no município e região. “Na verdade, preocupa toda a região em relação a essa nova normativa, não somente nós, mas todo o Paraná, toda nossa região, o pessoal está trabalhando muito em relação a fazer com que os produtores realmente consigam continuar na atividade”.
Astério argumenta que “nós sabemos que a maioria dos municípios tem o leite como prioridade, a maior fonte de renda e não é por isso que nós não vamos estar do lado dos produtores, estaremos sim trabalhando junto, nós temos a nossa equipe da Secretaria da Agricultura, da Emater, fazendo esse trabalho a campo, a gente também sabe que as empresas que adquirem leite também fazem esse trabalho”.
Dia 30, quarta-feira, às 13h30, no Centro de Eventos de Salgado Filho, acontecerá o seminário municipal do leite. “A gente sempre comenta com os produtores pra pegar firme na questão da qualidade, nós precisamos sim ter leite cada vez melhor, também para chegar nas agroindústrias e ter um produto final com qualidade, é assustador para os produtores que entendem isso, mas com um bom acompanhante técnico, um bom treinamento, dá para solucionar essa situação.