Jardim da Colina, Jardim Marcante, Vitória, Centro Norte e Bairro das Torres são as áreas mais críticas. Atenção, no entanto, deve ser redobrada em toda a cidade.
O departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura de Dois Vizinhos elaborou um mapa mostrando os bairros com maior incidência de notificações e casos confirmados de dengue no município. A situação é mais crítica em duas regiões: uma que abrange o Jardim da Colina, Jardim Marcante e Vitória e outra no Centro Norte, Torres e São Judas que contam com os maiores índices de infestação (com mais de um caso confirmado).
Já nos bairros Santa Luzia, Esperança e Jardim Concórdia o sinal é amarelo pois os locais já contam com um caso confirmado, enquanto Bairro da Luz, Margarida Galvan, São Francisco de Assis, Centro, Centro Sul, Sagrada Família, São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Lourdes têm apenas notificações, mas não casos confirmados. Nossa Senhora Aparecida, Vale do Country, Walendolff, Alto da Colina e o Parque Industrial não tiveram casos nem notificados, nem confirmados.
[relacionadas]
“Queremos que as pessoas, com o mapa, consigam visualizar se a sua área, se no entorno da sua residência, no bairro onde residem, existe maior ou menor índice de positivos. Precisamos que os duovizinhenses façam essa análise, verifiquem e eliminem os criadouros do mosquito Aedes aegypti. O Jardim da Colina está com índice bem grande, com 19 notificados e seis confirmados na região, o Jardim Marcante também tem número expressivo, com oito notificações e cinco positivos, o Vitória teve seis notificações e três positivos, nós temos também no Centro Norte cinco notificações e quatro positivos e no Bairro das Torres quatro notificações e dois positivos. Essas são as áreas de maior atenção nesse momento, mas sem descuidar das outras”, disse Adriana Azevedo, diretora do departamento de vigilância em saúde.
No momento, Dois Vizinhos conta com 24 casos confirmados e mais de uma dezena de notificações em análise. “Toda cidade já é atingida. Temos suspeitos notificados ainda aguardando resultados, mas na área verde, nenhum caso confirmado. Na próxima semana, já podemos ter positivo nesses locais, por isso, temos que ter atenção redobrada em todos os bairros, com mais ênfase onde se tem casos positivos”.
Ações
O município possui 26 agentes de endemias fazendo orientações referente a eliminação de criadouros do mosquito, além de uma equipe que está fazendo a aplicação do inseticida mediante notificação. Cabe a cada duovizinhense fazer a sua parte na eliminação de focos que podem estar na calha, tampinhas de garrafa, sacos plásticos, lonas, pneus, vasos de flores, piscinas, cisternas, atrás da geladeira, ar condicionado, entre outros.
Os agentes orientam os moradores quando à destruição dos criadouros na primeira visita e, na segunda, se houver reincidência, haverá a notificação e, persistindo o problema, o proprietário poderá ser multado.
*Com informações da Assessoria.
