
A partir da próxima edição, o Jornal de Pato Branco iniciará uma série de entrevistas com os presidentes dos bairros da cidade. O objetivo das matérias é apresentar para a população cada uma das comunidades que formam o município, seus pontos fortes, as dificuldades que enfrentam e as lideranças locais que trabalham pela melhoria dos seus bairros.
A presidente da União de Bairros, Mari Colla, conta que atualmente dos 46 bairros de Pato Branco, 33 possuem diretoria eleita. Segundo a presidente, a falta destes representantes pode frear o desenvolvimento da comunidade.
“Esse trabalho é feito por homens e mulheres que acreditam que a gente pode, e deve, fazer um pouquinho mais pela nossa sociedade para que todos tenham uma melhor qualidade de vida. Pra isso nós precisamos ter nos nossos bairros locais para praticar esportes, uma Unidade Básica de Saúde, uma escola, uma creche, asfalto e coleta do lixo, e os presidentes são a voz das comunidades para levar estes pedidos para frente com maior força”, ressalta Mari.
Grande parte das demandas dos bairros são encaminhas à Câmara de Vereadores. Rodrigo Correia Chopim é vereador e relembra que sua participação na política começou quando foi presidente do bairro Vila Esperança, por 8 anos.
“Os presidentes de bairros são pessoas que se dedicam à comunidade, exercem papel importante e lutam por melhorias, cobrando do poder público a aplicação de recursos e as benfeitorias em seus bairros. Ser Presidente de bairro é uma missão difícil, pois é ser o para-choque dos problemas que existem no bairro, ou seja, os moradores antes de cobrar o Prefeito e vereadores, que são remunerados para resolver os problemas, cobram o presidente”, destaca Chopim.
De acordo com a presidente da União de Bairros assim que aprovado o novo estatuto da entidade, após o dia 13 de maio, será criado um cronograma para a realização de eleições para escolha das novas diretorias dos bairros de Pato Branco. “Bairros que não tinham presidente estão com candidatos aguardando pelas eleições e outros bairros aguardam para eleger novas diretorias”, diz.