1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

A primeira presidente de Câmara de Vereadores do Sudoeste

Por Ivo Pegoraro – A primeira mulher a assumir como presidente de câmara de vereadores no Sudoeste do Paraná foi Terezinha Carlesso Agostini, em Coronel Vivida, nos anos de 1981 e 1982. Num primeiro contato com a Câmara atual, a informação recebida é que Terezinha não reside mais na cidade e que, dela, ficou apenas uma foto na galeria dos presidentes.

Ao ser procurado sobre o assunto, o escritor vividense José Carnieletto informou que tinha informações sobre ela, vindas de São José do Serrito, em Santa Catarina. Terezinha foi vereadora lá antes de mudar para Coronel Vivida. No histórico da Câmara serridense consta o seguinte:

“A primeira eleição municipal foi realizada em 1962 e o candidato Jonas Corrêa Garcia foi escolhido pelo voto popular para chefiar o Poder Executivo até 31 de janeiro de 1969. Ele governou o município por seis anos, conforme a lei eleitoral vigente na época, no entanto, o mandato dos vereadores era menor: quatro anos. A primeira legislatura foi formada por Anastácio da Silva Motta, Ary Heinzen, Alfredo Melo Sobrinho, Lauro Pires de Almeida, Ubirajara de Almeida Vallin, Valdemar Rosa dos Santos e, a grande novidade, o parlamento de São José do Cerrito contaria também com uma mulher: Terezinha Carlesso Agostini.”
Centro de Eventos Terezinha Agostini

No portal da Prefeitura de São José do Serrito, a informação: “Depois de três anos em obras, foi inaugurado o Centro de Eventos Vereadora Terezinha Carlesso Agostini”, pelo prefeito Everaldo Ransoni, um investimento total de R$ 583 mil. “Com
740 metros quadrados de área construída, o Centro de Eventos comporta 250 pessoas sentadas e, além do palco principal, foi criado um espaço cultural denominado Teatro Carú. A estrutura compreende, ainda, sala de reuniões, copa, conjunto de banheiros e fraldário. A denominação do Centro de Eventos foi uma homenagem à primeira vereadora do município. Professora e administradora, Terezinha Agostini foi também vereadora no Paraná, onde chegou a presidir, por dois anos, a Câmara de Vereadores do município de Coronel Vivida.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques