10 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Alterações no Bolsa Família e CadÚnico visam simplificar o processo, afirma Nádia

A partir deste mês, o governo está implementando um novo sistema.


Pronunciamento de Nádia Bonatto. Foto: Assessoria.

JdeB – Nádia Bonatto, conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, comentou com o Jornal de Beltrão sobre as novas alterações no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ela, o Decreto nº 12.417, publicado em 21 de março de 2025, traz mudanças importantes para garantir a continuidade do Bolsa Família às famílias em situação de pobreza. O decreto estabelece que famílias com renda per capita de até R$ 218 poderão continuar a receber o Bolsa Família, mesmo que haja um aumento de sua renda.


Nádia explicou que o decreto também reforça a proteção de dados, com ênfase na responsabilidade sobre o sigilo das informações dos beneficiários. Uma das mudanças mais relevantes é que famílias com uma única pessoa não poderão ingressar no programa sem a entrevista domiciliar para inscrição ou atualização cadastral.
“Essas alterações visam regulamentar a manutenção de famílias sem inscrição ou atualização cadastral, prevendo exceções. Além disso, famílias que perderam o benefício poderão retornar ao programa dentro de um prazo de até 36 meses”, diz Nádia. As mudanças, segundo ela, visam melhorar a gestão do programa e garantir um atendimento mais eficaz às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Público presente. Foto: Assessoria.

Mudanças no CadÚnico

- Publicidade -

Nádia também destacou as mudanças no Cadastro Único (CadÚnico), que desde 2010 não passava por atualizações. A partir deste mês, o governo está implementando um novo sistema, que será operacionalizado em uma plataforma digital moderna. Essa plataforma permitirá a interligação online de diversas bases de dados do Governo Federal, tornando o processo mais ágil e eficiente. “Agora, as informações serão buscadas e incluídas automaticamente, eliminando a necessidade de preenchimento manual. Isso tornará o processo mais rápido e preciso”, explicou. A atualização dos dados das famílias será feita de forma online e automática, garantindo maior precisão e confiabilidade.

Treinamento para profissionais

Em Capanema, está sendo realizado um treinamento até hoje (28), para capacitar os profissionais que atuam com o Cadastro Único e o Bolsa Família. O evento, denominado Encontro Descentralizado de Coordenadores do Cadastro Único e Bolsa Família, reúne municípios das regionais de Francisco Beltrão e Cascavel. A modernização do CadÚnico afetará diretamente mais de 40 programas sociais federais, como o Programa Bolsa Família, o Pé-de-Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que utilizam os dados do cadastro para selecionar seus beneficiários. Com o novo sistema, será mais fácil prevenir fraudes cibernéticas e aumentar a segurança das informações. O CPF passará a ser a chave de unicidade do CadÚnico, o que facilitará a integração com outras bases de dados biométricas nacionais, reforçando ainda mais a segurança do sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques