
Recentemente em Boa Esperança do Iguaçu reuniram-se as equipes das secretarias municipais de Saúde, Agricultura, e Educação, mais o pessoal do Cras, juntamente com o prefeito Givanildo Trumi (PP) e o vice Antônio Bianchini (PSD), e a enfermeira Cleide Santos para debater sobre o projeto Itaipu/Sustentec.
A ação integra o projeto “Plantas Medicinais: Territorialização da Política Nacional”. A parceria é entre a Itaipu Binacional e a Sustentec e tem custo zero para os municípios, sendo inteiramente financiado pelos organizadores.
O projeto terá duração de três anos e contemplará 60 municípios selecionados. Com um convênio direto com as secretarias de saúde, o projeto foca na formação de profissionais de saúde para a prescrição e uso adequado desses recursos terapêuticos no SUS e também estimular a produção de plantas medicinais por agricultores familiares.
Entre as ações previstas estão a implantação de hortos didáticos, a capacitação de profissionais da saúde para a prescrição de medicamentos naturais e o desenvolvimento de estudos científicos para validar o uso das plantas medicinais em tratamentos. Além disso, agricultores locais poderão se beneficiar com novas oportunidades de produção e comercialização, fortalecendo a economia rural.
Após a apresentação da proposta e assinatura do Termo de Adesão ao projeto, o prefeito Giva agradeceu a presença da equipe no município e destacou que a administração está disposta a participar do projeto, que vai trazer benefícios tanto para a agricultura familiar do município quanto para a saúde da população.