17.3 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

INAUGURADO EM PATO BRANCO

Centro de Convivência da Pessoa Idosa pode atender 120 pessoas

Ato inaugural foi dia 20 de dezembro. Foto: Assessoria.

Assessoria – A Prefeitura de Pato Branco inaugurou o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Antônio Décio Clementino Machado. O espaço foi especialmente projetado para atender idosos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento e atividades que promovem o bem-estar e a inclusão. Para o prefeito Robson Cantu (PSD), o espaço representa o cuidado com a pessoa idosa. “Este espaço representa o nosso compromisso em cuidar das pessoas que construíram a história da nossa cidade. Aqui, nossos idosos encontrarão acolhimento, atividades que promovem a saúde e a integração social, e, acima de tudo, o respeito que eles merecem. É mais um passo importante para fazer de Pato Branco uma cidade que valoriza todas as gerações.”

Foram investidos R$ 1,4 milhão nesta obra, sendo R$ 500 mil em indicação da deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD), que atualmente é secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.

Envelhecimento ativo

- Publicidade -

Para Leandre,  o espaço, além de promover um envelhecimento ativo para os idosos, será um local importante para as famílias. “Além de promover um envelhecimento ativo, saudável, com dignidade, respeito e qualidade de vida, o local se torna um instrumento importante para as famílias, hoje, poderem estar dando o atendimento que as pessoas idosas precisam e merecem”.

Homenagem a morador

O local leva o nome de Antônio Décio Clementino Machado, morador do Bairro São Cristóvão, afetuosamente conhecido como “Seu Toninho”, dedicou-se à profissão de construtor autônomo, que não se limitava apenas ao seu sustento, mas, também, se estendia ao serviço voluntário em prol da comunidade.

O espaço também busca contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. Por meio de encontros intergeracionais e comunitários, os idosos terão a oportunidade de participar de vivências que valorizam suas experiências, estimulam a autonomia e fortalecem seu protagonismo.

O serviço será destinado a idosos com 60 anos ou mais, com capacidade para atender até 120 pessoas. O acesso ao Creci pode ocorrer por diferentes vias, como procura espontânea, encaminhamentos realizados pelo Cras/Paif, Creas/Paefi, Rede Intersetorial, busca ativa, ou por órgãos do Sistema de Justiça, como a Defensoria Pública e o Ministério Público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques