Lideranças públicas e civis participaram das discussões.

Da assessoria – A 14ª Conferência Municipal de Saúde de Realeza foi no Centro Pastoral Cristo Rei. A conferência acontece a cada quatro anos e tem a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação de política de saúde nos níveis municipais, estaduais e federais.
São nesses espaços que a sociedade debate sobre as necessidades da população na área da saúde e assegura as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o sistema e assim fortalecê-lo.
O tema trabalhado nesta edição foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia.”
A mesa de honra foi composta pelo prefeito Paulo Cezar Casaril (Cidadania), secretário Municipal de Saúde, João Carlos dos Santos, representando o Poder Legislativo de Realeza, o vereador Marciano Skrzypczak (Republicanos), a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivone Vieira Dall Agnol, a apoiadora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, Nadiane Schlosser, a diretora da 8° Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Aparecida Zanella Vissoto, a assessora de Controle Social da 8° Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Raquel Guancino, a representante de todos os usuários da Rede Municipal de Saúde do município de Realeza, Rosa Maria Schuster, e o palestrante, o padre da Paróquia Cristo Rei, Braz Elias Pereira, e o enfermeiro, doutor em Ciências da Saúde, professor universitário e conselheiro de Saúde, Alessandro Perondi.
A programação da conferência trouxe a participação das oficinas de circo e música, que são desenvolvidas pelo Centro de Referência a Assistência Social (Cras), com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O Regimento Interno foi lido e aprovado por unanimidade pelos participantes. Alessandro Perondi apresentou o painel e também na oportunidade foi realizado o trabalho de grupo, plenárias fase 1 e final.