
Por Beto Rossatti – O diretor do Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran), Rômulo Faggion, falou sobre temas pontuais do trânsito em Pato Branco, destacando as mudanças em análise nos primeiros 15 dias de sua gestão após a nomeação para o cargo pelo prefeito Géri Dutra (PL). Um dos primeiros temas tratados foi a reabertura do Terminal Urbano de Pato Branco, onde deverão circular diariamente dez mil pessoas.
“Não temos ainda uma data determinada para a entrada em funcionamento do nosso terminal, mas o assunto está sendo tratado com prioridade pelo prefeito Géri, e vamos realizar todos os esforços para resolver este problema, principalmente para os moradores e comerciantes do entorno do terminal”, afirmou.

O segundo tema, também de grande interesse público, foi a volta à normalidade do estacionamento rotativo na área central. “Nós estamos avaliando o sistema, e estudamos algumas medidas como a isenção de cobrança para as primeiras duas horas de estacionamento, vamos encontrar junto com a comunidade a melhor alternativa para o uso da área azul da cidade”, explicou.
Rômulo também falou sobre as lombadas eletrônicas. As 12 existentes estão desativadas, mas deverão voltar a operar, embora ainda sem data definida.
O diretor do Depatran disse que estão sendo realizados estudos para uma possível reabertura do trânsito em frente à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
Ouvindo a comunidade
Mas frisou que por enquanto é apenas um estudo de viabilidade.
“Nós não vamos aplicar mudanças sem um estudo completo de viabilidade, inclusive ouvindo a comunidade, que é um compromisso do nosso prefeito, de fazer uma gestão participativa, onde todos tenham voz para contribuir com a solução para nossos problemas de trânsito, que sabemos não são poucos”.
